Eventos ULBRA, 4° ENCONTRO ULBRA DE BOLSISTAS CNPQ E FAPERGS

Tamanho da fonte: 
Condições do Currículo Escolar Fundamentais segundo Alunos
Gelson Alexandre dos Santos Mello, Juliana Vargas

Prédio: Prédio 14
Sala: 330
Data: 20-06-2018 14:15 – 14:30
Última alteração: 26-06-2018

Resumo


Estudo qualitativo, elaborado frente aos aportes teóricos dos Estudos Culturais em Educação,*- em perspectiva pós-estruturalista e dos Estudos de Juventude. O objetivo principal está na análise de fatores/condições do currículo escolar que estudantes, alunos do 9º de uma escola pública da periferia de Canoas (RS), apontam como fundamentais para o alcance de seus sonhos profissionais. Como metodologia valemo-nos do uso de questionários e de Grupos de Discussão com os estudantes referidos acerca do tema da pesquisa. Através das análises realizadas percebemos, entre outras questões, que a maiorias dos jovens deseja ser bem-sucedido e também anseia alcançar sucesso e realização através do ingresso em Cursos no Ensino Superior. Para tanto, os mesmos jovens entendem que o currículo de sua escola precisaria aprofundar conteúdos em determinadas disciplinas e ainda, modificar metodologias de ensino. Dessa forma, compreendemos que a presente investigação visa contribuir para organização de diferenciadas práticas pedagógicas nas instituições escolares, a partir do conhecimento dos sonhos futuros dos jovens na atualidade.

Texto completo: PDF  |  Pôster