Eventos ULBRA, 4° ENCONTRO ULBRA DE BOLSISTAS CNPQ E FAPERGS

Tamanho da fonte: 
POLÍTICAS DA DIFERENÇA EM CONTEXTOS INTERCULTURAIS: AUTORAS INDÍGENAS NA LITERATURA INFANTIL E INFANTO-JUVENIL
Fernanda Brunh, Iara Tatiana Bonin

Prédio: Prédio 14
Sala: 218
Data: 20-06-2018 14:30 – 14:45
Última alteração: 26-06-2018

Resumo


O presente texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no âmbito de um projeto mais amplo, intitulado Pedagogias e políticas da diferença em contextos interculturais”. Na presente pesquisa, o objetivo é rastrear e sistematizar informações sobre autoras indígenas de literatura infantil, focalizando de modo especial biografias e trajetórias de mulheres para, então, analisar argumentos utilizados por elas para respaldar seu lugar coletivo, como participantes de tradições ancestrais de base oral, e individual, como autoras de textos literários apresentados na modalidade escrita. Sob a perspectiva teórica dos Estudos Culturais, que orienta este estudo, interessa discutir as formas de representação, bem como os lugares de fala que vão sendo constituídos em produções de literatura contemporânea. A metodologia da pesquisa envolve: pesquisa em bases de dados acadêmicos, para rastrear referências e estudos sobre literatura indígena; busca por títulos de livros de literatura infantil e infanto-juvenil em sites de editoras brasileiras; rastreamento de produções de autoras mulheres, em sites indígenas e de divulgação de produções de distintas etnias. As conclusões preliminares indicam haver ainda pequeno número de autoras indígenas mulheres no âmbito do que se tem chamado de literatura infantil e infanto-juvenil de autoria indígena. Indica também que, em textos divulgados sobre/por autoras mulheres, sublinham-se fortemente aspectos da pertença étnica, como estratégia de luta política e de divulgação de uma literatura específica escrita por indígenas, e são mencionadas apenas de modo sutil as relações (e desigualdades) de gênero no espaço de produção de textos literários.


Texto completo: PDF  |  Pôster