Eventos ULBRA, 4° ENCONTRO ULBRA DE BOLSISTAS CNPQ E FAPERGS

Tamanho da fonte: 
A (RE)FORMULAÇÃO E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS, COM O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, NO ENSINO DE EXPRESSÕES NUMÉRICAS
Leandro Antonio Recalcati, Fabiane Fischer Figueiredo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Prédio: Prédio 14
Sala: 319
Data: 20-06-2018 14:15 – 14:30
Última alteração: 26-06-2018

Resumo


Neste trabalho apresentamos uma proposta de ensino em que foi planejado, desenvolvido e implementado o enunciado de um problema, com o uso de uma planilha do Microsoft Office Excel, e que aborda o tema Festa de confraternização de uma turma de alunos do Ensino Fundamental. O design deste problema objetiva propiciar as atividades de (re)formulação e de resolução de problemas abertos, visto que esse é pré-determinado e os alunos podem reformular o seu enunciado ou formular outro(s) problema(s), tomar decisões e elaborar estratégias, no processo de resolução, de modo que contribuam para a utilização e aprendizagem de novos conhecimentos sobre a resolução de expressões numéricas, que envolvam as quatro operações com os Números Naturais, na busca de obter uma solução para o mesmo. Tal problema pode ser proposto para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.

Texto completo: PDF  |  Pôster