Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
Estatística no Ensino Fundamental na Perspectiva da Educação Estatística Crítica
Malcus Cassiano Kuhn

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 2
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


Esta comunicação científica é um estudo bibliográfico, fundamentado na teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, nos aspectos e princípios da Educação Estatística Crítica e nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de apresentar reflexões sobre o ensino de Estatística no Ensino Fundamental. A BNCC, promulgada em 2017, indica o ensino de Estatística desde o 1º ano do Ensino Fundamental, ampliando os objetos de conhecimento acerca da temática e as habilidades a serem desenvolvidas, de forma progressiva, ano a ano. Nesse contexto, destaca-se a pesquisa estatística, propondo-se que os estudantes desenvolvam suas etapas, com a definição do tema, elaboração e aplicação de questionário com questões abertas e fechadas para determinada amostra, organização dos dados obtidos no questionário e sua apresentação através de tabelas, gráficos ou representações que aparecem no seu cotidiano, usando ou não recursos tecnológicos, e por fim, interpretação e análise crítica dos resultados obtidos e a sua comunicação escrita e oral. Ressalta-se que nesse processo, o professor deve atuar como mediador e os estudantes como protagonistas, num ambiente de ressignificação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades e competências, com base na teoria da Aprendizagem Significativa Crítica, nos aspectos e princípios da Educação Estatística Crítica e na BNCC.

Texto completo: PDF