Aportes teóricos sobre currículo de Matemática
| CRIPTOGRAFIA E MATRIZES: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO MÉDIO | |
| Bárbara Elisa Kranz, Clarissa de Assis Olgin |
| PENSANDO UM TIPO DE ENSINO PROPOSTO PELA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA EM UMA ABORDAGEM FOUCAULTIANA | |
| Júlio César Gomes de Oliveira, Marcio Antonio da Silva |
| O ESTÍMULO AO PENSAMENTO ALGÉBRICO: UMA METANÁLISE | |
| Adriana Camejo Silva, Daniela de Souza Garcia Amodio Pereira |
| Os temas geradores, o território e seus desdobramentos nos currículos de matemática | |
| Júlio César Augusto do Valle |
| QUESTÕES DE CLASSE, GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS: O QUE O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA TEM A VER COM ISSO? | |
| Ricardo Gomes Assunção, Marcio Antonio da Silva |
| DESENVOLVIMENTO CURRICULAR A PARTIR DOS ESTUDOS DE AULA (LESSON STUDY) | |
| Luzielli Franceschi, Adriana Richit |
Comparações entre currículos de Matemática
| PROBABILIDADE NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: ESTUDO COMPARATIVO DOS CURRÍCULOS PROPOSTOS PELA ESPANHA E PELO BRASIL A PARTIR DO NCTM | |
| Clarissa Coragem Ballejo |
| A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP | |
| Andrei Luís Berres Hartmann, Marcus Vinicius Maltempi |
| A GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS CURRICULARES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM RELAÇÃO À BNCC | |
| Miriam Ferrazza Heck, Carmen Tereza Kaiber |
| COMBINATÓRIA NOS ANOS FINAIS: O CURRÍCULO PRESCRITO PRÉ E PÓS BNCC | |
| Ewellen Tenório de Lima |
| O COMPONENTE CURRICULAR DE MATEMÁTICA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA ANOS INICIAIS: AVANÇOS E RETROCESSOS | |
| Santa Otani |
Implementação curricular em Matemática
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: ATIVIDADES LÚDICAS COM O SOFTWARE JCLIC | |
| Joseane Marques Flores, Thais dos Santos Amaral, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS VOLUME DE SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO | |
| Marília da Costa, Clarissa de Assis Olgin |
| METODOLOGIA DE ENSINO SALA DE AULA INVERTIDA: UMA REVISÃO DA LITERATURA | |
| Elson Luciano Weber, Clarissa de Assis Olgin |
| PRÁTICAS CULTURAIS E JOGOS DE LINGUAGEM: A ETNOMATEMÁTICA COMO MÉTODO DE PESQUISA E ENSINO PARA O DESENVOLVENDO DE ALGUMAS COMPETÊNCIAS PREVISTAS NA BNCC | |
| Isabel Cristina Machado de Lara, Valdirene Teixeira Flor Viana |
| A (RE)FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA | |
| Fabiane Fischer Figueiredo, Leandro Antonio Recalcati, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| O DESIGN DE PROBLEMAS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
| Fabiane Fischer Figueiredo |
| OS POLIEDROS DE PLATÃO E OS ELEMENTOS DO UNIVERSO: UMA PROPOSTA DE ENSINO NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO | |
| BRUNO DA SILVA OLIVEIRA, ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA |
| LITERACIAS E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO DO SÉCULO XXI | |
| José Ricardo Ledur, Renato Pires dos Santos |
| MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM EM SITUAÇÕES-PROBLEMA EMPRESARIAIS NO ENSINO SUPERIOR | |
| Arrigo Fontana, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| PRIMEIROS PASSOS EM ESTATÍSTICA PARA ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA UTILIZAREM EM UM PROJETO DE PESQUISA ESCOLAR | |
| Cristiano Cardozo Dória, Luciana Neves Nunes |
Currículo e formação de professores
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE REFORMA CURRICULAR: A PRODUÇÃO DAS ÚLTIMAS CINCO EDIÇÕES DO ENEM, SIPEM E FNCM | |
| Flavio Augusto Leite Taveira |
| CONHECIMENTO CONSIDERADO PODEROSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| GREYCE DOS SANTOS RODRIGUES, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA E DE PEDAGOGIA: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA EM UM CASO DE SÍNDROME DE DOWN E MOYAMOYA | |
| Marina Andrades Felipe |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O ENSINO DE FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Diovana Guerra Simões, Clarissa de Assis Olgin |
| SEGUNDA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
| Diego de Vargas Matos |
| METODOLOGIAS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UM DIÁLOGO ENTRE A BNCC E A FORMAÇÃO DOCENTE – A EXPERIÊNCIA DE JAGUARIAÍVA-PR | |
| Helcio Padilha Soares Padilha Junior, Ellen Camila Ferreira |
| O CONHECIMENTO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO TOMANDO COMO REFERÊNCIA O CURRÍCULO | |
| Fabiana Santos Cotrim |
| ATIVIDADES PRÁTICAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS | |
| Ana Paula Krein Muller, Marli Teresinha Quartieri |
| A MATEMÁTICA NO E DO CAMPO: um relato de experiência da disciplina de matemática básica do curso de Licenciatura em Educação do Campo – CNM | |
| CAROLINA ARANHA |
| BNCC, CURRÍCULO E ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES E INQUIETAÇÕES DOCENTES | |
| Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri |
| DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS SOBRE DISPUTAS DOCENTES NO TERRITÓRIO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Cleber Dias da Costa Neto, Victor Giraldo |
| A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, UMA NECESSIDADE PARA OS TEMPOS ATUAIS | |
| BRUNA MARIELI REINHEIMER, CLARISSA DE ASSIS OLGIN |
| A COMPETÊNCIA DE OBSERVAR COM SENTIDO: APLICADA A TEMÁTICA EQUAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Fabiana Caldeira Damasco, CLAUDIA LISETE OLIVEIRA GROENWALD |
| PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE AS “GRADES E TRANCAS” QUE TENSIONAM OS CURRÍCULOS NA EJA | |
| FRANCISCO JOSIMAR RICARDO XAVIER, ADRIANO VARGAS FREITAS, JÚLIO CÉSAR DE MOURA DIAS |
Relações de professores de Matemática com materiais curriculares
| TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
| Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlis Geller |
| A TEMÁTICA DERIVADAS NO ENSINO SUPERIOR: SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA COMO PRÁTICA EDUCATIVA | |
| Jonata Souza dos Santos, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL–GEOE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL | |
| Danielle dos Santos Rodrigues, Carmen Teresa Kaiber |
| INSERÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA RESOLVER TAREFAS MATEMÁTICAS | |
| Charlani Ferreira Batista Rafael, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA PROVA BRASIL CONSIDERANDO OS NÍVEIS DE DEMANDA COGNITIVAS DAS TAREFAS | |
| Anderson Ribeiro Souza, Hian Melo Aragao, Charlani Ferreira Batista Rafael |
Interdisciplinaridade
| AS RELAÇÕES INTRADISCIPLINARES E INTERDISCIPLINARES REPRESENTADAS EM TEXTOS DE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS | |
| REINALDO FEIO LIMA |
| FESTMAT - Festival da Matemática do Colégio Pedro II | |
| Maria Helena Monteiro Mendes Baccar, Luciana Santos da Silva Martino, Renato de Carvalho Alves, Priscila Belota de Almeida |
| INDICADORES SOCIAIS E AMBIENTAIS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Dirlene Melo Santa Maria |
| INDICADORES SOCIAIS E AMBIENTAIS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Dirlene Melo Santa Maria, Greiciane Gubert da Silva, Neida Teresinha da Silva, Rossano André Dal Farra |
| Currículo, Matemática e a Música: a relação entre a escola e a cultura | |
| Lucas Teixeira da Silva, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald |
| ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR | |
| Débora Luana Kurz |
| UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE HABILIDADES PARA A LITERACIA DIGITAL EM UM CURRÍCULO VOLTADO ÀS TECNOLOGIAS | |
| Fernanda Schuck Sápiras, Arno Bayer |
Organização curricular e didática da Matemática
| Estatística no Ensino Fundamental na Perspectiva da Educação Estatística Crítica | |
| Malcus Cassiano Kuhn |
| Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental | |
| Malcus Cassiano Kuhn |
| A multiplicação nos anos iniciais do Ensino Fundamental | |
| Malcus Cassiano Kuhn |
| O currículo no cotidiano de uma turma da Educação de Jovens e Adultos | |
| Marluce Albring Coutinho, Elisabete Zardo Búrigo |
| ENSINO DE NÚMEROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE FILOGENÉTICA | |
| Priscila Monte Alegre Martins, Adriana Camejo da Silva Aroma |
| Recursos Didáticos para um ambiente inovador de aprendizagem em educação Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental | |
| Elen Klimeck Brauner, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| CÁLCULO NO ENSINO MÉDIO: HISTÓRICO E PERSPECTIVAS | |
| Débora Marília Hauenstein, Guilherme Porto |
| A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES BRASILEIROS: UMA PERSPECTIVA ALGÉBRICA | |
| Adriana Camejo Silva, Thaty Garcia Annechini |
| SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PENSAMENTO ARITMÉTICO | |
| Rosemary Carlesso, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| O USO DO CINEMA NAS AULAS DE MATEMÁTICA POSSIBILITADO PELA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Diego de Vargas Matos, Isabel Cristina Machado de Lara |
| Currículo de Matemática e as Aulas Remotas: um breve olhar para o trabalho do professor mediante os desafios que surgiram com a pandemia em 2020 | |
| Mateus Dauã de Morais |
Currículo de Matemática e políticas públicas
| A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA REDE MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO | |
| Luiz Fernando da Silva |
| A IMPLANTAÇÃO DOS CICLOS DE FORMAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE | |
| Alexandre Ausani Huff, Arno Bayer |
| AS ABORDAGENS DOS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE NÚMERO RACIONAL PRESENTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | |
| Stephanie da Silva Trindade, Elisabete Zardo Burigo |
| O CURRÍCULO OCULTO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA | |
| Nilza Machado, Elenilton Godoy |
| UMA PROPOSTA DE OPERACIONALIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Diego de Vargas Matos |
| Adaptações curriculares em Matemática para uma aluna com Síndrome de Jacobsen | |
| Ana Paula de Souza Colling, Marlise Geller |
| TEORIA DOS CONJUNTOS NO CURRÍCULO DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO DE 1º GRAU DO RIO GRANDE DO SUL DE 1972 | |
| Nícolas Giovani Rosa, Elisabete Zardo Búrigo |
| ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESPAÇO DE ESCUTA, TROCA E RESSIGNIFICAÇÕES | |
| Bruna Santos de Souza |
| ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL E AS TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA COMPARAÇÃO DOS PCN E A BNCC | |
| Eduardo Vinicius Costa, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa |
Pôster
| Simulação Virtual das Propriedades das Parábolas como Estratégia Didática na Formação de Professores | |
| Vinicius Carvalho Beck, Liane Blank Schneider, Deiviti Gustavo Moreira de Candia |
| Educação Financeira no Ensino: uma revisão de literatura na plataforma da Capes de 2010 a 2018 | |
| Lucca Castro Ramos Antunes, Clarissa de Assis Olgin |
| As Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática no Rio Grande do Sul | |
| Vinicius Carvalho Beck |
| EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DOS LIVROS DIDÁTICOS AO POWERPOINT | |
| Clarissa de Assis Olgin, Carolina de Moura, Thamirys Soares Navarro, Kimberlyn Richesky Bastos |
| UM OLHAR NA IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA PROPOSTA DO NOVOTEC INTEGRADO DA ESCOLA TÉCNICA DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO | |
| CLAUDEMIR MONTEIRO LIMA, Deise Aparecida Peralta |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .