Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Malcus Cassiano Kuhn

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 2
Data: 02-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


A geometria desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental vem sendo tema de pesquisas no campo da Educação Matemática, uma vez que seu ensino tem preocupado professores e pesquisadores da área. Esta comunicação tem como finalidade refletir sobre a geometria nos primeiros anos da escolarização fundamental. Para isso, realiza-se uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico, baseado nos escritos do casal van Hiele, que propõe cinco diferentes níveis de compreensão do pensamento geométrico, além de cinco fases de aprendizagem para o avanço dos estudantes através desses níveis. Com esse estudo, associado às habilidades a serem desenvolvidas nos estudantes com o estudo de geometria nos anos iniciais e indicadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), busca-se conhecer referências teóricas e práticas para instrumentalização dos professores como mediadores dos processos de ensino e de aprendizagem de geometria. Destaca-se o papel do professor no ensino de geometria com o uso de materiais concretos, atividades práticas, jogos e tecnologias, a fim de apresentar um caminho para o desenvolvimento de habilidades e competências. Constata-se que é possível desenvolver o pensamento geométrico dos estudantes, considerando a teoria van Hiele e as propostas da BNCC. Nesse sentido, é preciso que os professores tenham conhecimento do conteúdo geométrico para selecionar, construir e sistematizar atividades de ensino, que proporcionem a aprendizagem significativa dos estudantes.

Texto completo: PDF