Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

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SEGUNDA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Diego de Vargas Matos

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 4
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 10-05-2021

Resumo


Este artigo objetiva analisar os conhecimentos do licenciado em Matemática legitimados pelo MEC e sua operacionalização em cursos de segunda licenciatura em Matemática. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio da análise de dois documentos elaborados pelo MEC, a saber, Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica. Também foram analisadas as matrizes curriculares de cinco cursos a distância de segunda licenciatura em Matemática que possuem pólos de apoio presencial situados no município de Porto Alegre, RS. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. A análise evidencia que os conhecimentos do licenciado em Matemática legitimados pelo MEC são conhecimentos de conteúdos específicos da área de Matemática, de estratégias e recursos para o ensino de Matemática, de conteúdos referentes à Ciência da Educação e de pesquisa e prática de ensino em Matemática, e que os mesmos estão sendo operacionalizados nos cursos de segunda licenciatura em Matemática analisados.

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