Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

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As Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática no Rio Grande do Sul
Vinicius Carvalho Beck

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 4
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 18-06-2021

Resumo


O objetivo deste trabalho foi analisar como as tecnologias digitais estão sendo abordadas no currículo de três cursos de Licenciatura em Matemática do Rio Grande do Sul. A partir dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) das licenciaturas analisadas, foram identificadas as disciplinas que abordam o uso de tecnologias digitais. Foram analisados os currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática das seguintes instituições: FURG, IFRS e UFRGS. No currículo ofertado pela FURG, a disciplina “Educação Matemática e Tecnologias” aborda softwares, sites da internet e referenciais teóricos que discutem acessibilidade e inclusão digital. No PPC do IFRS a disciplina “Instrumentação Tecnológica para o Ensino de Matemática” destaca discussões sobre uso de tecnologias para mediação pedagógica, edição de textos matemáticos, uso de aplicativos para plotagem gráfica, resolução de equações e comunicação online visando a aprendizagem matemática. No currículo apresentado pela UFRGS, a disciplina de “Educação Matemática e Tecnologia” destaca o uso de softwares matemáticos, uso de sites da web e a constituição de um referencial teórico para discutir questões relacionadas com a Informática na Educação Matemática. Nota-se que as três instituições destacam o uso de softwares e discussões sobre referenciais teóricos nas ementas das disciplinas relacionadas com tecnologias. O uso de sites da internet e editores de texto também é abordado. Algumas temáticas não estão explícitas nas ementas, tais como uso de calculadoras, jogos digitais e ambientes virtuais de aprendizagem. Em síntese, pode-se afirmar que o uso de softwares e as discussões teóricas são os assuntos mais presentes nos currículos analisados, porém nota-se ausência de discussões sobre uso da calculadora, jogos e ambientes virtuais.

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