Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE REFORMA CURRICULAR: A PRODUÇÃO DAS ÚLTIMAS CINCO EDIÇÕES DO ENEM, SIPEM E FNCM
Flavio Augusto Leite Taveira

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 4
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 18-06-2021

Resumo


Compreender a produção científica sobre formação de professores de matemática em contexto das reformas curriculares ocorridas no Brasil, principalmente desde o fim do século XIX constitui o objetivo do presente trabalho. Pautados numa metodologia qualitativa de pesquisa, guiados pela revisão de literatura, buscamos pelas expressões “Reforma”, “Reforma Curricular” e “Reforma Educacional” nos títulos dos trabalhos publicados nos anais das últimas cinco edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) e do Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática (FNCM), buscamos se, nos trabalhos encontrados, haviam prescrições sobre formação docente nesse contexto. Os resultados nos mostram que existe pouca produção sobre o tema formação de professores de matemática em contexto das reformas curriculares, e sobre a produção encontrada, na maioria das vezes se caracterizam em estudos focados em disciplinas específicas, como Geometria Analítica, Aritmética e Desenho. Nesse sentido, estudos tendo a formação de professores de matemática em contexto de reformas curriculares, como foco, poderia auxiliar na compreensão do quanto tais processos formativos impactaram e tem impactado nas legislações que se caracterizam como diretrizes curriculares para formação de professores de matemática.


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