Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE HABILIDADES PARA A LITERACIA DIGITAL EM UM CURRÍCULO VOLTADO ÀS TECNOLOGIAS
Fernanda Schuck Sápiras, Arno Bayer

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 1
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


As Tecnologias Digitais são parte constante da sociedade de hoje e do mundo de mudanças e realizações. Este artigo vem refletir sobre a necessidade da inclusão de habilidades relacionadas a Literacia Digital as quais precisam, cada vez mais, serem comtempladas em sala de aula. Defendemos não só a inclusão interdisciplinar, mas de forma efetiva. De modo a buscar um preparo dos futuros alunos não em bases meramente instrumentais, mas sim de desenvolvimento intelectual e cognitivo. Refletimos e abordamos as habilidades de jogar, performance, simulação, apropriação, multitarefa, distribuição cognitiva, inteligência coletiva, julgamento, navegação transmídia, networking e negociação; que entendemos contribuir para o desenvolvimento de uma Literacia Digital, isto é, a utilização crítica das Tecnologias Digitais por parte do indivíduo de forma que ocorra o posicionamento e a adoção de comportamentos conscientes e críticos, com um viés relacionado a capacidades intelectuais que se refletem por meio de diferentes habilidades tecnológicas.


Texto completo: PDF