Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

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CONHECIMENTO CONSIDERADO PODEROSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
GREYCE DOS SANTOS RODRIGUES, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 4
Data: 02-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


O presente trabalho apresenta um recorte da investigação que está em andamento no contexto de uma tese de doutorado, vinculada à linha de pesquisa de Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com o tema: Conhecimentos matemáticos poderosos com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - na visão dos professores da 27° CRE do estado do Rio Grande do Sul (RS). O problema de pesquisa é: Quais são os conhecimentos matemáticos, relativos a conceitos, procedimentos e atitudes, considerados fundamentais para construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na visão dos professores de Matemática da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do estado do Rio Grande do Sul (RS) e quais as implicações destes na construção de um currículo escolar neste nível de ensino? O objetivo geral é investigar quais competências e conhecimentos matemáticos são considerados imprescindíveis, relativos a conceitos, procedimentos e atitudes, para construção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na visão dos professores de Matemática da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do estado do Rio Grande do Sul (RS). Será realizada uma investigação com o intuito de investigar a visão dos professores de Matemática a respeito dos conhecimentos matemáticos considerados por estes poderosos, relativos a conceitos, procedimentos e atitudes, bem como as competências e habilidades, para construção de uma BNCC nos anos finais do Ensino do Fundamental a visão dos professores de Matemática da 27ª CRE.


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