Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

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INDICADORES SOCIAIS E AMBIENTAIS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Dirlene Melo Santa Maria

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 1
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


Resumo: Este estudo representa um recorte de uma pesquisa realizada durante o mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e tem como temática central a análise das percepções e concepções de alunos de ensino fundamental de duas escolas da cidade de Canoas sobre indicadores sociais e ambientais com ênfase no saneamento básico. Esses indicadores representam uma perspectiva que auxilia na conscientização dos estudantes e podem ser trabalhados no ensino de estatística nos níveis fundamental e médio, contribuindo para a literacia nessa área e para a inserção dos estudantes nas problemáticas que atingem a cidade, o estado e o país em que habitam. Com essa finalidade, foi elaborado e aplicado um conjunto de atividades relacionadas ao tema, com a realização de exposição dialogada, dinâmicas aplicando os indicadores e questionários respondidos pelos alunos. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo e com a Estatística Descritiva e Inferencial em uma Pesquisa com Métodos Mistos. Os resultados indica que, embora os dados qualitativos demonstram a primazia dos indicadores das práticas educativas como tema mais relevante, as disciplinas consideradas quantitativamente mais importantes foram Ciências e Geografia. Deste modo, a relevância dos indicadores pode ser trabalhada de forma mais efetiva por meio da construção da articulação entre os componentes curriculares na educação básica.


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