Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
A TEMÁTICA DERIVADAS NO ENSINO SUPERIOR: SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA COMO PRÁTICA EDUCATIVA
Jonata Souza dos Santos, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 6
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


Buscamos, neste artigo, apresentar uma Sequência Didática Eletrônica com a temática Derivadas que está em desenvolvimento na dissertação de Mestrado na Universidade Luterana do Brasil. Apresenta-se como referencial teórico, o objeto matemático Derivadas no enfoque da Socioepistemologia, refletindo também, sobre a Educação Matemática no Ensino Superior com uma abordagem referente a tensão entre o rigor e a intuição no Ensino de Cálculo e Análise. A pesquisa é de cunho qualitativo, caracterizada como um estudo de caso e será desenvolvida utilizando testes adaptativos, com a temática do estudo, já existentes no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA). O SIENA é capaz de comunicar informações sobre o conhecimento dos alunos em determinado tema, utilizando a combinação de mapas conceituais e testes adaptativos, possibilitando ao professor conhecer as dificuldades individuais dos discentes para que possa realizar um planejamento individualizado, buscando a aprendizagem dos alunos. O experimento será desenvolvido com estudantes da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, das áreas de Ciências Exatas da Universidade Luterana do Brasil. O objetivo é investigar a implementação de uma Sequência Didática Eletrônica, que permita aos estudantes estudarem os conteúdos que apresentarem dificuldades após a realização dos testes adaptativos.


Texto completo: PDF