Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
OS POLIEDROS DE PLATÃO E OS ELEMENTOS DO UNIVERSO: UMA PROPOSTA DE ENSINO NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
BRUNO DA SILVA OLIVEIRA, ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 5
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 27-05-2021

Resumo


Este trabalho apresenta  um relato de experiência de uma proposta de ensino sobre Geometria Espacial com estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre. A proposta tem como objetivo principal evidenciar habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio que são tratadas nas áreas de Matemática e Ciências Humanas e articuladas por meio de elementos historicamente constituídos. A proposta consiste na construção dos poliedros de Platão por meio de uma abordagem histórico-filosófica e utilização de materiais manipulativos. A construção dos sólidos estimulou o espírito curioso e criativo dos estudantes, visto o desafio que foi posto com a elaboração de estratégias para utilização dos materiais disponibilizados, de modo que os seus sólidos fossem o mais genuíno possível em relação aos sólidos, de acrílico, apresentados pelo professor. Com o material manipulativo, foram propiciados subsídios para que os estudantes pudessem visualizar e analisar a quantidade de arestas, faces e vértices de cada poliedro, além de confirmar a Relação de Euler. Além disso, evidenciou que é possível tornar a Matemática mais humanizada por meio da utilização da História da Matemática para além de sua visão instrumental.


Texto completo: PDF