Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

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O USO DO CINEMA NAS AULAS DE MATEMÁTICA POSSIBILITADO PELA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Diego de Vargas Matos, Isabel Cristina Machado de Lara

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 2
Data: 02-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


Este trabalho relata a experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na área de Matemática, adquirida durante o planejamento, execução e avaliação de uma proposta de ensino envolvendo o uso do cinema como um recurso para o ensino de Matemática. Teoricamente, baseia-se em concepções sobre o uso do cinema no ensino e a Resolução de Problemas, com o objetivo de inseri-los na organização curricular de Matemática, uma vez que oportuniza competências expressas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com vistas a instigar o interesse pela Matemática e a subsidiar estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma instituição pública do município de Porto Alegre, RS, com conceitos básicos para sua Educação Financeira, como, por exemplo, o conceito de Porcentagem, utilizou-se como método de ensino a Resolução de Problemas  articulando o tema do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. Ao concluir a proposta, foi possível perceber uma crescente mudança na percepção que os estudantes tinham formulado em relação ao ensino de Matemática. Além disso, a proposta mostrou-se eficaz no atendimento a algumas competências propostas na BNCC para a área da Matemática, uma vez que articulou um objeto de conhecimento, um método de ensino e uma forma de expressão cultural presentes nesse documento.

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