Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE NÚMEROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE FILOGENÉTICA
Priscila Monte Alegre Martins, Adriana Camejo da Silva Aroma

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 2
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem de números ao longo da Educação Infantil, entre algumas crianças, alunos desta etapa, desde as primeiras contagens até os primeiros cálculos, pois acreditamos que se inclusas em uma proposta escolar adequada, elas podem alargar suas possibilidades de análise numérica, com isso, descobrindo certo número de procedimentos aritméticos que as capacitaria a seguir estabelecendo novas e profícuas relações matemáticas. Dada a aparente similaridade entre o processo ontogenético (dos sujeitos) e o filogenético (vivido pela humanidade), nos questionamos acerca da adequação deste paralelo nos anos iniciais da escolarização. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, em que os procedimentos metodológicos foram divididos em levantamento de dados bibliográficos e observação, ocorrida no segundo semestre de 2019, de um grupo de alunos entre 5 e 6 anos de uma escola da rede privada, abarcando também a análise de algumas produções infantis. O referencial teórico baseia-se em autores como Ifrah (1997; 2005), Eves (2004), dentre outros. Os resultados apontam que aquelas crianças ainda demonstram certa incompreensão do processo de aproximação à ideia de número, acreditamos por estarem expostas a propostas escolares baseadas em repetições, memorizações e exercícios de natureza motora. Assim, busca-se a inserção deste trabalho no importante contexto de discussão acerca da prática profissional docente no que diz respeito ao ensino de números, e quanto às influências nesse processo, do ambiente e experiências escolares nos primeiros anos da escolarização.

Texto completo: PDF