Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

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EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DOS LIVROS DIDÁTICOS AO POWERPOINT
Clarissa de Assis Olgin, Carolina de Moura, Thamirys Soares Navarro, Kimberlyn Richesky Bastos

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 1
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 18-06-2021

Resumo


Políticas públicas educacionais são necessárias na busca da equidade social, fazendo com que todos tenham uma formação integral para atuar em sociedade, conforme indicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dentre vários contextos abordados para a formação de jovens do Ensino Básico está a Educação Financeira (BRASIL, 2019). Para desenvolver esse tópico, na Educação Básica, entende-se que é necessário a elaboração de materiais pedagógicos apropriados para a apresentação desse tema, que faz parte do empírico dos alunos. Esta pesquisa foi de cunho qualitativo, pois baseia-se em uma pesquisa bibliográfica na qual pretendeu-se conhecer as atividades didáticas e os conteúdos matemáticos que são abordados no desenvolvimento da temática Educação Financeira. Para a execução deste trabalho preliminarmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos livros didáticos de Matemática aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, buscando identificar e selecionar as atividades didáticas envolvendo o tema Educação Financeira ao longo dos anos finais do Ensino Fundamental. Na sequência, foi elaborado um “Quiz Matemático”, com vinte perguntas fechadas, versando sobre os conteúdos matemáticos do sexto ao nono ano, do Ensino Fundamental relacionados a Educação Financeira. O objetivo dessa atividade é revisar e aprofundar os conteúdos matemáticos os relacionando a Educação Financeira, buscando uma formação crítica frente a esta temática.  Para a construção desse jogo pedagógico, foram utilizados os recursos tecnológicos do software PowerPoint, visto que permite a criação de um ambiente no qual é lançada uma pergunta e o participante tem a opção de escolher quatro alternativas para responder, sendo apenas uma a resposta correta. Para análise e ajustes das questões, elas foram aplicadas, em um encontro doo grupo de pesquisa, do Projeto Educação Financeira na Escola. Dessa forma, percebe-se que é possível elaborar uma proposta pedagógica para o desenvolvimento do referido tema, a partir das atividades propostas nos livros didáticos, desde que sejam selecionadas para atingir um objetivo didático. Espera-se, posteriormente, após passar o estado pandêmico mundial devido ao SARSCOV-2, aplicar o quiz em Oficinas Matemáticas, fomentadas pelo Laboratório de Matemática da Universidade Luterana do Brasil, que incentiva a participação de professores e alunos da Educação Básica, tanto da rede pública, quanto da rede privada.

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