Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
A COMPETÊNCIA DE OBSERVAR COM SENTIDO: APLICADA A TEMÁTICA EQUAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Fabiana Caldeira Damasco, CLAUDIA LISETE OLIVEIRA GROENWALD

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 4
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-05-2021

Resumo


Resumo: Este artigo é um recorte da tese de doutorado referente ao tema Formação Continuada de Professores de Matemática: A Competência de Observar com Sentido aplicada a Temática Equações no Ensino Fundamental, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). O objetivo é investigar o desenvolvimento da competência de Observar com Sentido a temática Equações nos anos finais do Ensino Fundamental, em um grupo de formação continuada de professores de Matemática do Município de Canoas, Rio Grande do Sul. Pretende-se por meio de uma formação continuada com professores de Matemática investigar o planejamento curricular, como meio de qualificar a competência de Observar com Sentido. Fundamentamos a pesquisa nos estudos de Llinares, o qual destaca que o professor necessita exercer um olhar diferenciado para sua prática, analisando profissionalmente o processo de ensino e aprendizagem visualizando situações deste processo de maneira ampla, diferenciando-o do modo de observar do profissional que não é professor. Tal competência permite que os professores processem e interpretem situações complexas no contexto da sala de aula. Em uma abordagem qualitativa com enfoque no estudo de caso.


Texto completo: PDF