Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO CURRICULAR A PARTIR DOS ESTUDOS DE AULA (LESSON STUDY)
Luzielli Franceschi, Adriana Richit

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 1
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


O artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre aspectos relevantes dos Estudos de Aula (Lesson Study), que podem contribuir para a compreensão e implementação do currículo escolar, em específico no ensino da Matemática. Este tem como base o estudo bibliográfico por meio de leituras realizadas na disciplina de “Reformas Educacionais, Currículo e Profissão Docente”, bem como estudos e leituras realizadas na trajetória acadêmica e profissional, os quais têm favorecido análises e reflexões sobre o ensino. Na perspectiva dos Estudos de Aula, a prática de sala de aula constitui-se em contexto de reflexão e análise da prática pedagógica, na qual o professor é desafiado cotidianamente a rever o modo como ensina e compreender os aspectos que influenciam a aprendizagem dos alunos. O estudo de aula caracteriza uma abordagem de desenvolvimento profissional de professores estruturada nas ações de planejar, executar, analisar e retomar a aula reformulada com efeito de ampliar o conhecimento dos processos de aprendizagem. Portanto, os Estudos de Aula oportunizam aos professores, compreender, elaborar e desenvolver o currículo com foco no ensino da matemática no contexto escolar, tendo como base seu desenvolvimento na cultura japonesa.


Texto completo: PDF