Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIA DE ENSINO SALA DE AULA INVERTIDA: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Elson Luciano Weber, Clarissa de Assis Olgin

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 5
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 18-06-2021

Resumo


Este estudo apresenta uma revisão da literatura sobre a utilização do modelo de Sala de Aula Invertida no Ensino Superior. Esta pesquisa é parte integrante da tese de doutorado intitulada: Ensino Híbrido e a Sala de Aula Invertida como Métodos de Ensino na Disciplina de Cálculo dos Cursos de Engenharia Civil e Mecânica. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura em trabalhos publicados no Portal da CAPES entre os anos de 2010 a 2020, envolvendo a temática da Sala de Aula Invertida no Ensino Superior. A metodologia utilizada para concretização desse estudo caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa do tipo documental. Nesta busca foram identificados e analisados seis estudos que estavam diretamente alinhados ao tema. A análise evidenciou que a metodologia da Sala de Aula Invertida no Ensino Superior apresenta a vantagem de um maior tempo para discussão, debates e aprofundamento dos conteúdos, além de um avanço no processo de ensino aprendizagem em comparação com as turmas anteriores que aprenderam pelos métodos tradicionais de ensino. Os estudos também destacaram a importância do planejamento para esse modelo de ensino, a transparência e esclarecimentos necessários na apresentação do contrato didático e o processo de avaliação que deve ser constante.

Texto completo: PDF