Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PENSAMENTO ARITMÉTICO
Rosemary Carlesso, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 2
Data: 02-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


Este trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado e faz uma reflexão sobre o currículo de Matemática, o quanto é importante ser observado os referenciais teóricos, as metodologias e escolha de tarefas na construção de um planejamento escolar, que leve ao aprimoramento das práticas educativas, tornando o espaço da sala de aula um lugar propício aos estudantes a desenvolverem competências e habilidades e à formação do pensamento matemático. O tema dessa investigação é o Pensamento Aritmético e se propõe a implementação de uma Sequência Didática Eletrônica para o 6º ano do Ensino Fundamental. A proposta é verificar o desempenho dos estudantes nos conceitos que formam o Pensamento Aritmético por meio de testes adaptativos em quando não conseguem um desempenho satisfatório o sistema leva ao estudo de uma sequência de atividades que busca a construção e consolidação das habilidades, respeitando o ritmo e tempo de estudos que cada estudante necessita. A investigação é de base qualitativa com base no estudo de caso. Participaram desta investigação cinco estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental do município de Gravataí. Os resultados apontam que a Sequência Didática desenvolvida com a metodologia de Resolução de Problemas é um importante instrumento de estudos, permitindo a retomada dos conceitos que formam o Pensamento Aritmético.

Texto completo: PDF