Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
LITERACIAS E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO DO SÉCULO XXI
José Ricardo Ledur, Renato Pires dos Santos

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 5
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 24-05-2021

Resumo


A relação entre literacia e conhecimento é complexa dado que ambos são conceitos em transformação. A educação, em particular, tem a tarefa de equipar os jovens para tornarem-se membros contribuintes de uma sociedade democrática. Especificamente, a educação matemática e científica tem sido o lugar central onde os alunos aprendem as habilidades para discernir fatos, processar informações e tirar conclusões e praticar maneiras de buscar o conhecimento verdadeiro. Essa “arte de pensar”, aparentemente, é vital para que as sociedades democráticas prosperem. No mundo contemporâneo, a sociedade da informação requer de seus cidadãos competências que propiciem a capacidade de acessar, interpretar e avaliar as informações que são disponibilizadas em um ritmo cada vez mais veloz. Literacias, especialmente nos campos da ciência, matemática e mídias tornam-se cada vez mais elementos essenciais para a autonomia, qualidade de vida e desenvolvimento do país. Este trabalho constitui um recorte da pesquisa de doutoramento em Ensino de Ciências e Matemática e tem o propósito de evidenciar pontos convergentes entre as literacias procurando conferir maior clareza desses conceitos bem como enfatizar sua importância para uma educação plena de nossos estudantes, pois consideramos que, de modo geral na educação brasileira, na prática, esses conceitos ainda são incipientes.

Texto completo: PDF