Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM EM SITUAÇÕES-PROBLEMA EMPRESARIAIS NO ENSINO SUPERIOR
Arrigo Fontana, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 5
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 24-05-2021

Resumo


Este trabalho é um recorte da pesquisa de doutorado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e tem por objetivo relacionar as contribuições da Modelagem Matemática para a Pesquisa Operacional em uma disciplina do curso de Administração de instituição de Ensino Superior de Garibaldi/RS. Apresenta-se a modelagem como instrumento metodológico alternativo ao ensino tradicional, desmistificando a Matemática como disciplina inflexível e engessada, pois permite o relacionamento de situações práticas do cotidiano com os conteúdos curriculares, dando assim significado àquilo que o aluno aprende. A Pesquisa Operacional como Ciência oferece ferramentas quantitativas ao processo de tomadas de decisões. Por oferecer um leque de ferramentas de otimização, pode ser utilizada dentro da empresa para o desenvolvimento de seu próprio mecanismo de formação de custos e preços. O trabalho desenvolvido é de cunho qualitativo e quantitativo, por meio da estatística descritiva. Constou de uma sondagem diagnóstica, utilização de organizadores avançados e a modelação de situações reais vivenciada pelos alunos no seu ambiente de trabalho, com a utilização da ferramenta Solver. Os resultados obtidos demonstraram o potencial da utilização da Modelagem Matemática para a resolução de situações problema em Pesquisa Operacional.


Texto completo: PDF