Eventos ULBRA, I JORNADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL PARA UMA ALTA HOSPITALAR SEGURA
Vivian Lima Freitas Goulart

Última alteração: 11-10-2016

Resumo


INTRODUÇÃO - A Universidade Luterana do Brasil por meio da Residência Multiprofissional em Saúde contribui com a inserção dos Residentes em formação no Hospital Universitário Mãe de Deus Canoas. Nesse sentido, as ações desenvolvidas pelos Residentes incidem na ampliação do atendimento aos pacientes internados no hospital, visando a garantia universal dos direitos no Sistema Único de Saúde. E também privilegia os Residentes no processo de ensino - formação - trabalho. Atualmente através da inserção no âmbito hospitalar os/as residentes graduados(as) em Serviço Social exercem as competências profissionais no atendimento, articulação e mediação entre as políticas públicas como demonstrado no Relato de Experiência.

OBJETIVO – Evidenciar a intervenção do Assistente Social na Residência voltada as demandas dos usuários/pacientes.

DESCRIÇÃO – Cravo³ (56 anos), internou no Hospital no mês de maio de 2016 e foi solicitada avaliação social para planejamento de alta hospitalar, paciente soropositivo, diabético sem tratamento. Internou por trombose de artérias nos membros inferiores e teve que realizar amputação. Após avaliação social foi verificado junto ao paciente o município onde o mesmo residia e localizada a sua rede de pertencimento. Sendo assim ele foi vinculado a Unidade Básica de Referência, Serviço de Atendimento Especializado para tratamento do HIV, orientado a procurar o Centro de Referência da Assistência Social de seu município para realização do Cadastro Único e também referenciado à Associação Canoense de Deficientes Físicos para futura obtenção de prótese inferior.

CONCLUSÃO - Nessa intervenção foi perceptível a importância do conhecimento das redes de pertencimento dos usuários, forma em que podemos orientar os usuários a buscar a continuidade de tratamentos e assim a garantia de seus direitos. Dessa forma, a contribuição do Serviço Social nesse caso tem se materializado na constituição de uma rede de apoio interna e externa à Cravo. Diante do acolhimento na intervenção foi possível ampliar o acesso aos direitos por meio da articulação com a rede de saúde/intersetorial promovendo uma alta hospitalar segura aos pacientes.