Eventos ULBRA, II JORNADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Tamanho da fonte: 
RESUMO A importância da organização, planejamento, sistematização e formalização dos processos e rotinas para atuação do Serviço Social no Contexto Hospitalar
Ilizabete Neuza Casonatto

Última alteração: 06-03-2018

Resumo


INTRODUÇÃO

O Serviço Social atua no âmbito das relações sociais, com indivíduos, grupos, famílias, comunidades e movimentos sociais. Tem como propósito fortalecer a autonomia, a cidadania, a participação, e as mudanças nas condições de vida dos indivíduos. Os elementos fundamentais do trabalho social são: a defesa dos direitos humanos, e a justiça, visando á superação das desigualdades sociais, e das situações de violência, vulnerabilidade e risco em que os usuários (pacientes e familiares) se encontram.

A intervenção do Serviço Social, implica em decifrar o processo complexo onde se estabelecem as mediações políticas. Estas estão inseridas numa estrutura sistêmica na qual se dão as relações de poder e de trabalho, onde surgem as demandas, nas quais ocorrem às exclusões e, consequentemente, tornam os sujeitos vulneráveis. É parte do trabalho social, desvelar crítica e reflexivamente os movimentos sociais; as correlações entre os atores envolvidos, e as redes estabelecidas, também resultantes da complexidade de um sistema constituído. (Bibliog. Consultada: Artigo da Rev. Serv. Soc. e Sociedade Nº 108 –SP- 2011 – Vicente de Paula Faleiros).

É importante a definição clara do processo interventivo de atendimento aos usuários para garantia de direitos, o acesso aos bens e serviços necessários, desde sua admissão até a alta hospitalar, numa perspectiva de continuidade dos cuidados.

O Serviço Social, deve dispor de uma estrutura física e funcional; criar estratégias e planejar as ações para atender ao processo Interventivo a que se propõe. Para tanto, reflete-se sobre a importância de definir indicadores, formalizar os processos, através da normatização destes; criação de documento regimental do Serviço; e finalmente, definir a norma do Serviço Social para validar o mesmo enquanto especialidade, inserida no âmbito hospitalar e institucionalmente.

Com foco na perspectiva de melhoria, qualificação e visibilidade do serviço, iniciou-se com a identificação do processo inicial, desvelando suas fragilidades, falhas e falta de clareza, para a desconstrução das não conformidades no processo, e definição e adequação do processo pertinente ao Serviço Social, vinculado as demandas específicas e de competência do assistente social.

OBJETIVOS:

Formalizar e normatizar os fluxos e rotinas do Serviço Social, através da definição e criação de Procedimentos Operacionais Padrões; Indicadores de Produtividade; Regimento Interno e Normativo específicos para o serviço.

Definir um processo de interventivo do Serviço Social para atendimento aos usuários (pacientes e familiares) com foco preventivo, promocional e resolutivo, alinhado com a equipe multidisciplinar do hospital, e em parceria com a rede de apoio e suporte do município de origem destes, visando, a garantia dos direitos sociais; o acesso aos bens e serviços necessários para a continuidade dos cuidados após a alta hospitalar, considerando a complexidade de cada demanda e a organização sistêmica da rede de referência.

RESULTADOS

Para garantir a qualidade dos serviços prestados, o Serviço Social, definiu indicadores qualitativos e quantitativos como metas de desempenho que traduzem os resultados esperados; e também criou o Protocolo de Atendimento/Intervenções do Serviço Social, no sistema M.V., instrumental este específico do serviço, constante no prontuário do paciente. Deste instrumental, pode-se dispor as informações que definam o perfil dos pacientes atendidos pelo Serviço Social, como as particularidades deste, intervenções e encaminhamentos realizados, pelos profissionais do Serviço Social, desde a admissão do usuário até a sua alta hospitalar. As informações constantes no Protocolo de Atendimento/ intervenção do Serviço Social são relevantes para definição dos indicadores qualitativos, bem como, para dados estatísticos quanto aos segmentos de atendimento referentes aos recém nascidos; crianças; adolescentes; adultos; idosos e gestantes, atendidos e/ou internados nos diferentes setores e unidades do hospital.

Priorizamos garantir a integração do Serviço Social com as equipes multidisciplinares internas e externas, uma vez que, esta interrelação contribui para qualificar e agilizar os resultados no processo de trabalho da equipe, em relação aos serviços prestados para o usuário. Com a mesma relevância, considerou-se importante a interface com a rede de apoio e suporte do município de origem do paciente, sendo esta, indispensável para a continuidade do atendimento aos usuários após a alta hospitalar, e também, para a tomada de medidas promocionais, preventivas e legais necessárias.

CONCLUSÃO

A formalização e normatização dos fluxos e rotinas referentes ao processo interventivo do Serviço Social, permite à equipe visualizar o processo de trabalho, identificar fragilidades e não conformidades, e criar estratégias de melhorias para a qualificação do processo interventivo, e consequentemente dar visibilidade e reconhecimento para o Serviço. Ressalta-se também, que através destes instrumentais é oportunizado à equipe a discussão coletiva e participativa das melhorias, onde todos contribuem para a definição das novas estratégias a serem implementadas.