Eventos ULBRA, II JORNADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Tamanho da fonte: 
Assiduidade encontros do Projeto de extensão Reabilitação Cardiorrespiratória
Rodrigo Antonio de Campos, Stela Macedo Munareto, Leonardo Rafael Cardoso do Amarante, Allyne Cristina Grando

Última alteração: 06-03-2018

Resumo


Introdução

A insuficiência cardíaca (IC) é um importante problema de saúde pública e uma das principais causas de hospitalização no Brasil. De acordo com dados do DATASUS, no ano de 2015 ocorreram 27.434 mortes causadas por esta patologia. Sendo assim, é necessária uma abordagem educativa para a população, visando a promoção da saúde e hábitos saudáveis. A partir dessa informação, foi criado o Programa de Reabilitação Cardiorrespiratória, que consiste em melhorar a qualidade de vida de pacientes com IC e reduzir a morbi-mortalidade. O projeto de extensão realizado na Ulbra/Canoas é multidisciplinar e multicursos, onde o Curso de Biomedicina é responsável pela orientação dos participantes quanto a fase pré-analítica dos exames laboratoriais e educação em saúde em termos gerais.

Objetivos

Este trabalho tem o objetivo de educação em saúde sobre as doenças que acometem os participantes e assuntos relacionados tais como Diabetes Mellitus, uso de medicamentos, hipertensão, alimentação saudável, tabagismo, alcoolismo, campanhas de vacinação, atividade física e orientações sobre a fase pré-analítica dos exames laboratoriais e cuidados após a coleta de sangue, visando sempre a melhoria da qualidade de vida.

Metodologia

Os pacientes com diagnóstico clínico de IC são encaminhados ao programa pelo ambulatório de cardiologia geral do Hospital Universitário. São realizados encontros quinzenais, com aproximadamente 1 hora de duração, onde são abordados temas específicos previamente definidos. A apresentação é realizada com o auxílio de um projetor e ao final os participantes recebem um folheto com os principais pontos tratados no encontro para consultas posteriores. Durante a apresentação os participantes são encorajados a realizar perguntas para esclarecer possíveis dúvidas que surjam no decorrer da palestra.

Resultados Parciais

No decorrer do semestre foram realizados 7 encontros. A frequência média de comparecimento foi de 4,28 pacientes, onde a mínima de pacientes presentes no encontro foi 0 e o máximo 8. O encontro com maior comparecimento aconteceu no dia 20/04/2017, onde foi abordado o uso de medicamentos, Diabetes Mellitus e hipertensão. No dia 01/06/2017 nenhum paciente compareceu devido a alagamentos ocorridos na cidade por causa das fortes chuvas, sendo este tema apresentado no encontro subsequente.

Conclusões

Todos os participantes relataram a importância da educação em saúde e a qualidade das informações oferecidas, apresentado alto grau de satisfação. Observamos que o principal fator que influenciou na frequência dos pacientes nos encontros foi a dificuldade de locomoção em função das condições climáticas nos dias dos encontros e a dependência de terceiros.