Eventos ULBRA, III JORNADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Tamanho da fonte: 
CIRURGIA BARIÁTRICA ELIMINANDO AS DÚVIDAS SOBRE A ABSORÇÃO
Emile Rodrigues da Silva, Iasmine Berbigier, Queli Bento, Áurea Correa, Maria Luisa Lemes, Larissa Raupp, Jéssica Ferreira, Sinara Strzalkowski, Tatiana Armas, Bianca Comerlato, Mariana Vinhaes, Estela Wazenkeski

Última alteração: 12-11-2018

Resumo


INTRODUÇÃO e Objetivo Geral: Atualmente, o crescimento do número de pessoas obesas é considerado um problema de saúde pública, principalmente porque esses casos sobrecarregam o sistema de saúde devido os tratamentos para o excesso de peso e doenças ligadas a esse problema. Desde a década de setenta, pessoas que sofrem de obesidade mórbida podem contar com outro tipo de tratamento para perda de peso além de dietas, psicoterapias, medicamentos e atividades físicas: a cirurgia bariátrica. A intervenção reduz o estômago, que perde até 90% de sua capacidade de absorção e capacidade de suportar a quantidade habitual de alimentos e medicamentos diminui. Além disso, muitos indivíduos obesos apresentam baixas concentrações de vitaminas B6, C e E. A associação entre baixas concentrações de micronutrientes no pré-operatório, junto das alterações anatômicas e fisiológicas da técnica cirúrgica podem tornar o paciente vulnerável a desenvolver deficiência grave de vitaminas e minerais. A adequação de micronutrientes é importante para manutenção da saúde e perda de peso em longo prazo. OBJETIVO: informar os pacientes da cirurgia bariátrica do Hospital Universitário (HU) sobre as principais alterações que ocorrem na absorção de vitaminas e medicamentos. METODO: Relato de experiências das atividades desenvolvidas pelas alunas do curso de Farmácia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Canoas, na disciplina de Farmacoterapia e Atenção Farmacêutica, juntamente com a farmacêutica residente do hospital e sob orientação da professora, ministraram palestra aos pacientes do grupo de cirurgia bariátrica, utilizando como recurso materiais didáticos confeccionados pela turma, para ilustrar a técnica cirúrgica, bem como auxiliar no entendimento do processo de absorção de medicamentos e nutrientes pós-cirurgia bariátrica. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se que os pacientes obtiveram um maior conhecimento sobre cirurgia bariátrica e alterações de absorção que ocorrem após a mesma. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a elaboração de atividades lúdicas proporcionou maior participação dos envolvidos.

 

PALAVRAS-CHAVE:Cirurgia bariátrica;obesidade;Farmácia

 

¹Farmacêutica Residente do Programa de Pós Graduação lato sensu Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS). ²Discente do Curso de Farmácia – Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS).

³Professora do Curso de Farmácia – Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS).