Eventos ULBRA, III JORNADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

Tamanho da fonte: 
ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NO USO DE MEDICAMENTOS POR IDOSOS
Jênifer dos Santos, Emile Rodrigues da Silva, Cristiane Bernardes de Oliveira

Última alteração: 12-11-2018

Resumo


INTRODUÇÃO: O idoso é um indivíduo com alterações biológicas, morfológicas, funcionais e psicológicas numa linha tênue entre o fisiológico e o patológico. A população idosa apresenta maior predomínio de doenças crônicas degenerativas, as quais frequentemente dependem de terapêuticas medicamentosas prolongadas ou contínuas. Esse grupo etário consiste no que mais se automedicam, chegando a constituir mais de 50% dos usuários de múltiplos medicamentos, o que pode afetar a qualidade de vida, embora, em sua maioria quando usados de maneira correta ajudam a prolongar a vida. Dessa forma, o problema não pode ser atribuído ao consumo de medicamentos, mas sim na irracionalidade de seu uso que expõe o indivíduo a riscos potenciais. OBJETIVO:Descrever a atuação do farmacêutico no uso de medicamentos por idosos METODOLOGIA: Relato de experiência profissional da atuação do farmacêutico no uso de medicamentos por pacientes idosos RESULTADOS E DISCUSSÃO:O farmacêutico é responsável pela disponibilidade dos medicamentos para prevenir, tratar e curar as doenças, contribuindo para que os pacientes recebam uma farmacoterapia eficaz e segura, evitando o uso inapropriado, interações, duplicidades terapêuticas, reações adversas e automedicação, bem como informar sobre as doenças e os medicamentos prescritos, de modo que a adesão do paciente ao tratamento seja efetiva Foi observado o uso de medicamentos por idosos, salientando o uso de mais de cinco medicamentos contínuos, bem como, medicamentos inapropriados quanto à indicação, posologia e duração do tratamento. A dificuldade encontrada foi o desconhecimento sobre a importância da farmacoterapia, implicando em tratamento inadequado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Atualmente, o uso de medicamentos continua sendo um ato desprovido de informações fundamentais, demonstrando que a presença do farmacêutico não garante a assistência efetiva ao paciente. Destaca-se a importância de capacitação aos profissionais sobre saúde em idosos, visto que necessitam de atenção diferenciada para garantir a compreensão e adesão a farmacoterapia, bem como garantir o uso de medicamentos de maneira segura e eficaz.

PALAVRAS-CHAVE:Farmacoterapia,Farmacêutico

¹Farmacêutica Residente do Programa de Pós Graduação lato sensu Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS)

²Tutora do Programa de Pós Graduação lato sensu Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS).