Eventos ULBRA, XVII Mostra de Atividades Extensionistas e Projetos Sociais

Tamanho da fonte: 
A VISITA DOMICILIAR COMO INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE
Elení Fátima Cattani, Elení Fátima Cattani, JÉSSICA TEJADA, LETÍCIA STROPPER, MAYARA SQUEFF JANOVIK

Última alteração: 27-10-2019

Resumo


A visita domiciliar representa uma relação de cuidado com o usuário e com o desenvolvimento de estratégias para promover e prevenir a saúde do indivíduo inserido na comunidade. Trata-se de uma experiência singular que permite vivenciar a realidade do usuário dentro de seu ambiente e que visa maior equidade da assistência em saúde (GARCIA e TEIXEIRA, 2009).

Segundo os autores Giacomazzi e Lacerda (2006) este instrumento, muito utilizado nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), possibilita aos profissionais a inserção e o conhecimento da realidade da população, estabelecendo vínculos e possibilitando o aprofundamento da percepção das verdadeiras necessidades das pessoas.

Muitos são os profissionais que realizam a visita domiciliar, porém o Psicólogo possui um trabalho muito importante durante a realização da mesma, pois ele não busca apenas saber sobre a doença do indivíduo e seus sintomas, mas sim, todas as singularidades que o sujeito possui, por isso faz–se necessária uma escuta diferenciada para uma melhor compreensão dessas subjetividades (SOUZA, 2016).