Eventos ULBRA, VI Encontro PIBID ULBRA

Tamanho da fonte: 
A INCLUSÃO ATRAVÉS DE ATIVIDADES E JOGOS ADAPTADOS
jonas marcelino rosa, claro cassio soares

Prédio: Prédio 11
Sala: 107
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 24-08-2015

Resumo


O PIBID Educação Física da ULBRA/Canoas nos possibilitou refletir sobre novas maneiras de desenvolvermos a Educação Física na escola, a partir da temática da inclusão e da prática de alguns jogos adaptados. A partir dessa temática, trabalhamos a educação física atendendo a duas turmas dos anos finais do ensino fundamental, em uma escola municipal de Canoas. O trabalho foi focado na Inclusão de alunos com alguma necessidade especial, no qual apresentamos algumas atividades adaptadas para poder incluir todos. O tema Inclusão foi abordado de maneira prática e teórica.   Enquanto aplicávamos a parte teórica, estabelecíamos um diálogo sobre a importância das diferenças e o respeito pelo próximo.  Acreditamos que tal estratégia favoreceu a conscientização dos educandos, assim como nos fez perceber como é de fundamental importância a vivência prática dos alunos em variadas e diferentes atividades que aborde temas que não façam parte do seu convívio. Constatamos que alguns alunos mudaram o seu jeito de pensar e agir a partir dos desafios impostos pelas atividades adaptadas que fizemos.  Concluímos que as práticas da Educação Física podem e devem ir muito além de ensinar gestos motores, conscientizando sobre a importância do respeito pelo próximo e a Inclusão através do esporte e as aulas de Educação Física.

 


Palavras-chave


atividades adaptadas; educação física; inclusão