Meio Ambiente
| Debate como ferramenta de ensino e no desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos | |
| bartolomeu Pothin |
| EDUCAÇÃO INFANTIL, PIBID E MEIO AMBIENTE: CONSTRUINDO VALORES E FORMANDO CIDADÃOS RESPONSÁVEIS | |
| Maura cristina schuster |
| A INFLUÊNCIA DE MITOS DO SENSO COMUM SOBRE A MORTE DE ANIMAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Leandro Ramos Duarte, Eliane Fraga da Silveira, Viviane de Lima Cezar, Fernanda Storck, Carla Silva Gonçalves, Lucilene Pereira |
| REVITALIZAÇÃO NA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PLANTIO DE MUDAS | |
| Elenise Pereira, Eliane Fraga, Fernanda Marques, Daniela Costa, Viviane Cezar, Priscila Moraes |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: REVITALIZAÇÃO ESCOLAR | |
| Daniela Peters Costa, Lucilene Silva Pereira, Elenise Silva Pereira, Fernanda Storck, Carla Eliane Gonçalves, Eliane Fraga Silveira |
| PIBID/ULBRA MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃO PEDRO: ATIVIDADES COM TABELAS E GRÁFICOS ALIADOS A TEMÁTICA MEIO AMBIENTE | |
| Charles Herdies Prado, Débora Moreira Pereira, Gilson de Vargas Ribeiro, Renata Oliveira Berenstein, Valdereza Maria Manfio de Almeida, Vanessa Mesquita Galle, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: RECICLAGEM, REUTILIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (GARRAFAS PETS E PNEUS) | |
| Lucilene da Silva Pereira, Daniela Peters Costa, Carla Gonçalves, Leandro Duarte, Fernanda Marques |
| INTEGRANDO A MATEMÁTICA AO TEMA MEIO AMBIENTE: O PIBID/ULBRA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MINISTRO RUBEM CARLOS LUDWIG | |
| Everton Elio Santos, Fernanda Dellinghausen, Danielle dos Santos Rodrigues, Greyce dos Santos Rodrigues, Carmen Teresa Kaiber |
| PIBID PEDAGOGIA: TEMAS TRANSVERSAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL MEIO AMBIENTE | |
| Franciele Lepicoski karolczak, Taise Gisele da Silva, Angelica da silva Bangue Tramontini |
| O ESPORTE DE AVENTURA COMO FERRAMENTA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. | |
| Fabiano Moraes Miguel, Artur Folgiarini, Bruna Souza, Lidiane Bugs |
| EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TURMA DE TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUINDO UMA HORTA SUSPENSA COM MATERIAIS RECICLAVEIS | |
| Cauê Dorneles Machado, Alciane Gomes Wegner |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS INTER-RELAÇÕES NOS SERES VIVOS | |
| Viviane Lima Cezar, Leandro Ramos Duarte, Laura Alves Strehl, Elenise Silva Pereira, Fernanda Storck, Eliane Fraga Silveira |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DOS 3Rs NO AMBIENTE ESCOLAR | |
| Carla Eliane Silva Gonçalves, Priscila Moraes, Lucilene Silva Pereira, Fernanda Marques, Daniela Peters Costa, Eliane Fraga Silveira |
| BAIRRO GUAJUVIRAS EM FOCO: PESQUISA DE IMPACTOS SÓCIOAMBIENTAIS, DO PROJETO PIBID GEOGRAFIA | |
| Cátia Gonçalves Monticelli, Jussara Alves Pinheiro Sommer, Michael Jackson Cardoso, Renan Raimundo Torma, Cristiane Rollsing Teixeira |
| O ESTUDO DO MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROJETO PIBID GEOGRAFIA | |
| Renan Raimundo Torma, Jussara Alves Pinheiro Sommer |
| SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DO PIBID | |
| Kimberly de Souza Nunes Vieira, Sirlei Viegas da Rosa |
| A EXPERIÊNCIA DOCENTE DOS ALUNOS PIBIDIANOS ATRAVÉS DA TEMÁTICA - SUSTENTABILIDADE | |
| Vanessa Barreiros Ramos, Andrea Fernada Paulo |
| POSSIBILIDADES DE VIVÊNCIAS DOS TEMAS TRANSVERSAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PIBID NA EMEF PINHEIRO MACHADO. | |
| Gabriel Germany Dala Lana, Jessica De Jesus Jardim Da Trindade, Anderson Luis Henning, Angélica Inkelmann Inkelmann, Edson Roberto Barboza Pedroso, Rosane De Almeida Pena, Maria Cristina Chimelo Paim |
| Uma ética ambiental para o futuro | |
| Camila Margarida Mello Pereira Rannov |
Corporeidade
| Corpo e mente em movimento | |
| Jéssica Suyan Ribeiro de Vargas, Adriana Moraes Jacques, Édila Plate da Silva, Rosangela Silva da Silva |
| O PIBID DE DANÇA NA ESCOLA DAVID CANABARRO: DUAS AÇÕES EDUCATIVAS JUNTO A CORPOREIDADE DO ALUNO | |
| Juliana Neves de Freitas |
| O LÚDICO COMO AGENTE FACILITADOR DO DESENVOLVIMENTO DAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Aneleh Castilhos de Freitas |
| RELATO DO TRABALHO DE DESENVOLVIMENTO DO ESQUEMA CORPORAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COM ALUNOS DO SEGUNDO ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ARLINDO STRINGHINI ATRAVÉS DO PIBID | |
| Luciane de Oliveira Marques de Deus, Patricia Schmiski Vandam |
| Dificuldades de aprendizagem e atividades lúdicas: interfaces a partir da Teoria Histórico-Cultural | |
| Desirée Tassoni Luz |
| PIRLIMPIMPIM: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM UMA PREMISSA VYGOTSKIANA | |
| Josiane Machado Dias |
Cidadania e Ética
| A INTERDISCIPLINARIDADE DO ESPORTE: FORMANDO CAMPEÕES DA CIDADANIA | |
| Rafael Vale Peres |
| REFLEXOS DA ÉTICA NA SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
| Fernanda Storck |
| O APRENDIZADO DE VALORES E RESPEITO: BASE PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS | |
| Elisângela Silveira Barbosa |
| PIBID PEDAGOGIA: TEMAS TRANSVERSAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A ÉTICA NO MEIO EM QUE VIVEMOS | |
| Adriana da Luz Sabio |
| PIBID/ULBRA MATEMÁTICA: PROMOVENDO A CIDADANIA POR MEIO DO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NOS PROJETOS JUVENTUDE E EDUCAÇÃO CIDADÃ | |
| Jonata Souza dos Santos, Josiane de Souza Vieira, Rafael Garrido da Silva, Thaís Souza dos Santos, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
| ATIVIDADES COM TABELAS E GRÁFICOS ALIADOS A TEMÁTICA CIDADANIA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/ULBRA NA Escola Municipal de Ensino Fundamental ASSIS BRASIL | |
| Maiara Ferreira Schons, Rafael Pinheiro, Paulo Cesar Pereira Napar, Priscila Augusta de Quadros Scott Hood, Adones de Souza, Taiana Dorneles, Carmen Teresa Kaiber |
| A CRIAÇÃO DE DIÁRIO ATRAVÉS DO ESTUDO SOBRE ANNE FRANK E O HOLOCAUSTO | |
| Anelise Espindola de Oliveira |
| TRABALHANDO A CONSCIENTIZAÇÃO PARA O TRÂNSITO NAS SÉRIES INICIAIS | |
| Jo Rubim Nobre |
| A ESTRUTURA FAMILIAR NOS DIAS ATUAIS: UMA EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DO PIBID | |
| Daniel Moreira Boeno, Scheila Pires Santos, Jéssica Caroline do Couto Tostes |
| A ÉTICA NO AMBIENTE ESCOLAR: EDUCAR PARA ADICIONAR VALORES | |
| Nara Rosane Vieira Rodrigues, Jeannie Laguna Da Quinta |
| FORMAÇÃO SOCIAL E MORAL DO SUJEITO NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS | |
| Senhora Jéssica Vedoin |
| A IMPORTÂNCIA DE SER BOLSISTA PIBID COMO FORMA DE FORTALER OS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS | |
| ELI JUNIOR CAMARGO NÁGERA |
| JOGOS DE INTEGRAÇÃO-PIBID ULBRA/ SM. A ÉTICA E SOCIALIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. | |
| Gabriel Germany Dala Lana, Jessica de Jesus Jardim daTrindade, Anderson Luis Henning, Angélica Inkelmann Inkelmann, Edson Roberto Barboza Pedroso, Rosane De Almeida Penna, Maria Cristina Chimelo Paim |
Pluralidade Cultural
| CABINE DAS IDENTIDADES – APROXIMANDO JOVENS E ARTE CONTEMPORÂNEA | |
| Ricardo Dias Moreira, Ingrid Amanda Moraes, Rejane Reckzengel Ledur |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM TRABALHO EM SALA DE AULA DO PIBID-HISTÓRIA / CANOAS COM O TEMA DA DIVERSIDADE CULTURAL AFRO-BRASILEIRA | |
| Edilane Vicente dos Santos, Evangelia Aravanis, Ricardo Mendel, Joseane Liscano, Suzana Santos |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA PARA DISCUTIR O ‘BULLYNG’ EM SALA DE AULA | |
| Laura Alves Strehl, Fernanda Storck, Viviane de Lima Cezar, Priscila Moraes, Leandro Ramos Duarte, Eliane Fraga da Silveira |
| O FOLCLORE COMO MANIFESTAÇÃO DA PLURALIDADE CULTURAL | |
| Daya Freitas |
| Cidadania e Musica em Sala de Aula | |
| Maria Graça Maliszewski da Silva |
| OFICINA DE DESENHO E PROCESSOS CRIATIVOS | |
| Ana Paula De Bona, Tamires de Oliveira Gonçalves, Eliana Marcelino, Rejane Reckziegel Ledur |
| A DIVERSIDADE CULTURAL ALICERÇANDO A EXPERIÊNCIA DOCENTE DOS ALUNOS DO PIBID | |
| FLAVIA LANZARINI M. MIELCZARSKI |
| A DIVERSIDADE CULTURAL NO REFORÇO ESCOLAR VISANDO AVALIAÇÕES GOVERNAMENTAIS (PROVINHA BRASIL) | |
| Beatriz Brasil Brasil Rebelo, Gabriela Machado Borgtte |
| A CULTURA E A LUDICIDADE COMO ALIADAS AO APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CANOAS-RS: EXPERIÊNCIAS COM O PIBID | |
| Grazielli Fernandes, Estela Mauad Menegaz, Luís Otávio de Vargas Moraes, Rodrigo Araújo Pereira, Miriam Novak Jardim |
Saúde e Orientação Sexual
| RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DE ABORDAR A SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Fernanda Marques, Elenise da Silva Pereira, Priscila Moraes, Carla Gonçalves, Lucilene Pereira, Eliane Fraga da Silveira |
| O CONHECIMENTO DOS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS PARA AUXILIAR NA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ INDESEJADA NA ADOLESCÊNCIA | |
| Raquel Luize de Carvalho, Débora dos Santos Silva |
| SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA | |
| Camila Flores |
| A OBESIDADE EM ALUNOS PARTIICIPANTES DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA ULBRA-SM. | |
| Eu Jaime Jaime rosa |
| A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA OS ALUNOS DE CLASSE BAIXA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTA | Sem título |
| Marcelo Souza Silva |
| RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA. | |
| cassio pinho leite, tais da silva machado, daniel rian tavares ferreira |
| EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Sem título |
| PRISCILA MORAES, Carla Gonçalves, Fernanda Marques da Silva, Laura Strehl, Elenise Pereira, Eliane Fraga da Silveira |
| A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A SAÚDE DAS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Jéssica Camila Ferraz Carvalho, Shayene Gonçalves Marques |
| TEMA TRANSVERSAL SAÚDE NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA SANTA MARIA | |
| Vinicius Morari Rocha |
| O CAMINHO DO HPV: CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO PARA O ENSINO NA ÁREA DE SAÚDE | |
| Raquel Alves Mielczarski, Paola da Silva Figueiredo, Débora dos Santos Silva, Dilma Terezinha de Morais Machado |
Inclusão
| A INCLUSÃO ATRAVÉS DE ATIVIDADES E JOGOS ADAPTADOS | |
| jonas marcelino rosa, claro cassio soares |
| EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA PROPÓSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TODOS, ALÉM DAS DIFERENÇAS. | |
| Samyra Karime Novelli |
| A ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA: AUXILIAR A ESCOLA NA INICIALIZAÇÃO AO CURRÍCULO ADAPTADO ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS OPORTUNIZADAS PELO PIBID DA EDUCAÇÃO FÍSICA ULBRA/CANOAS | |
| Leonardo Lesina Vieira |