Eventos ULBRA, VI Encontro PIBID ULBRA

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DE ABORDAR A SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Fernanda Marques, Elenise da Silva Pereira, Priscila Moraes, Carla Gonçalves, Lucilene Pereira, Eliane Fraga da Silveira

Prédio: Prédio 11
Sala: 215
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 24-08-2015

Resumo


O seguinte estudo foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar Fontoura, Canoas, RS, onde os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/ULBRA), realizam projetos com temas transversais. Segundo dados do IBGE, o número de jovens entre 15 e 19 anos grávidas aumentou 15%, desde 1980, ou seja são 700 mil meninas se tornando mães, deixando a escola e submetidas a DST's, através desses dados é visto a importância de se trabalhar  a sexualidade na escola. O estudo foi realizado com o objetivo de saber o conhecimento que os alunos possuem sobre o tema, e as dúvidas. A atividade foi realizada com os alunos do 5° ao 8° ano, onde receberam um questionário contendo questões sobre a prática sexual e de transformações ocorrentes nesse período. A partir dos dados obtidos dos questionários, foi desenvolvida uma tabela com marcações para observar o conhecimento dos alunos, onde: questões de maiores dificuldades (vermelho), questões medianas (amarelo) e questões fáceis (verde). Constatou-se que 66,4% dos jovens compreende o que vem a ser a prática sexual. Os alunos do 6° ano (12 a 13 anos de idade), ainda carecem de conhecimento em relação a sexualidade. Alunos dos 7°, 8° e 9° ano, apesar de apresentarem melhor desenvoltura em relação aos outros, ainda não compreendem as transformações que estão ocorrendo em seus corpos, como a menstruação. Os bolsistas já estão dando continuidade ao trabalho, pois a temática sexualidade, que está presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais, é um assunto que deve ser sempre trabalhado com os adolescentes.


Palavras-chave


Sexualidade; Adolescência; Educação