Eventos ULBRA, VI Encontro PIBID ULBRA

Tamanho da fonte: 
O CAMINHO DO HPV: CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO PARA O ENSINO NA ÁREA DE SAÚDE
Raquel Alves Mielczarski, Paola da Silva Figueiredo, Débora dos Santos Silva, Dilma Terezinha de Morais Machado

Prédio: Prédio 11
Sala: 105
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 25-08-2015

Resumo


A qualidade do ensino vem cada vez mais sendo debatida na atualidade, sendo de suma importância que atividades práticas, dinâmicas e desafiadoras estejam presentes no cotidiano escolar, desenvolvendo conhecimentos e contribuindo para a eficiência e equilíbrio emocional.  O objetivo do projeto foi conscientizar alunos das séries finais do ensino fundamental sobre o HPV, através da realização de atividades lúdicas, com alunos das séries finais do ensino fundamental da Escola Manoel Carvalho Portella.  Foi criado um jogo chamado trilha do HPV. A trilha, construída em TNT, possuía dois caminhos, um levando à contaminação e o outro que não oferecia risco de contágio. Inicialmente era discutido sobre o HPV com os alunos. Após os alunos, organizados em duas equipes, iniciavam o jogo. Os alunos sorteavam questões e de acordo com as respostas, o jogador avançava no caminho da contaminação ou no caminho que não oferecia riscos de contágio, sendo que em cada pergunta estava escrito quantas casas deveria avançar. Após a realização da atividade os alunos puderam escrever suas dúvidas sobre sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis. Estas perguntas foram respondidas e devolvidas aos alunos. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes acertaram as questões da trilha.  A atividade atingiu os objetivos, estimulando a aprendizagem e atenção de forma interativa e descontraída. O jogo facilitou e estimulou a aprendizagem, visto que os alunos demonstraram interesse e atenção nas explicações sobre a doença e durante a realização da trilha.


Palavras-chave


HPV; jogo; educação