Eventos ULBRA, VI Encontro PIBID ULBRA

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA PARA DISCUTIR O ‘BULLYNG’ EM SALA DE AULA
Laura Alves Strehl, Fernanda Storck, Viviane de Lima Cezar, Priscila Moraes, Leandro Ramos Duarte, Eliane Fraga da Silveira

Prédio: Prédio 11
Sala: 235
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 24-08-2015

Resumo


Buscando qualificar o aprendizado dos alunos da Educação Básica, este trabalho é um relato de experiência adquirido durante a realização de atividades com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, da E. M. E. F. Prefeito Edgar Fontoura, Canoas, Rio Grande do Sul, onde os acâdemicos em Ciências Biológicas da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) atuam junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), realizando projetos com temas transversais. A atividade propôs o uso de metodologia diferenciada para abordar a temática ‘bullying’, que está dentro do eixo temático pluralidade cultural, presente nos Parametros Currículares Nacionais – PCN’s. A ideia proposta foi a realização de cenas teatrais que sensibilizassem os alunos quanto ao respeito às diferenças. Inicialmente realizou-se uma sondagem inicial da turma, propondo uma discussão sobre a temática e após, uma vizualização de vídeos atuais para a melhor compreensão do conteúdo.Posteriormente, a turma foi dividida em grupos que organizaram uma cena teatral para ser a apresentada ao restante da turma, os grupos selecionaram preconceitos que eles vivenciam no dia-a-dia, tais como: Preconceito Cultural, Preconceito Racial, entre outros. Esta prática proporcionou aos alunos um contato direto com a temática, o que instigou a curiosadade e incentivou a participação dos mesmos. Os alunos mostraram-se dispostos, concentrados e respeitosos durante a atividade. O uso de cenas teatrais como uma das atividades diferenciadas proporciona um processo de ensino-aprendizagem mais significativo, pois os alunos sentem-se a vontade com o tema, além de incentivar o respeito e diminuir o preconceito.


Palavras-chave


Pluralidade Cultural; ‘Bullying’; Metodologias Diferenciadas; Teatro