Eventos ULBRA, VI Encontro PIBID ULBRA

Tamanho da fonte: 
REFLEXOS DA ÉTICA NA SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Fernanda Storck

Prédio: Prédio 11
Sala: 207
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 24-08-2015

Resumo


A violência física e moral entre estudantes nas escolas têm ocorrido como algo natural e comum no cotidiano, a escola deve inteferir, desenvolvendo trabalhos voltados para formação do cidadão com base nos valores morais. A temática ética permeia todos os tipos de relações existentes dentro da instituição escolar. Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas (PIBID/ULBRA), realizaram atividades sobre ética na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Edgar Fontoura (Canoas/RS), com uma turma de 7º ano. Com objetivo de compreender o que é ética, o tema foi abordado através de diálogo, baseado na concepção de ética dos alunos, leitura do significado da palavra ‘ética’ no dicionário da língua portuguesa e textos retirados da internet. Após, um debate de opiniões sobre ‘respeito’, ‘vocabulário utilizado em sala de aula’ e ‘atitudes no ambiente escolar’, sobre isto, escolheram gentilezas e grosserias e confeccionaram uma árvore de papel kraft, refletindo sobre o que era correto e desnecessário acontecer. Um momento lúdico foi o ‘Momento das gentilezas no ambiente escolar’, na qual a turma abordou outros colegas e, perguntaram como estava o dia, distribuiram abraços e elogios. Na volta à sala de aula, questionou-se como haviam se sentido e lançou-se o desafio de continuidade desta ação. Os alunos participaram ativamente das atividades, sendo assim, qualquer atividade destinada a melhorar o desenvolvimento das relações, entre as pessoas e os fatores que caracterizam uma relação harmoniosa, é saber respeitar cada indivíduo com suas características e peculiaridades.


Palavras-chave


Ética; Ambiente escolar; Educação.