Eventos ULBRA, VI Encontro PIBID ULBRA

Tamanho da fonte: 
PIBID/ULBRA MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃO PEDRO: ATIVIDADES COM TABELAS E GRÁFICOS ALIADOS A TEMÁTICA MEIO AMBIENTE
Charles Herdies Prado, Débora Moreira Pereira, Gilson de Vargas Ribeiro, Renata Oliveira Berenstein, Valdereza Maria Manfio de Almeida, Vanessa Mesquita Galle, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Prédio: Prédio 11
Sala: 245
Data: 27-08-2015 14:00 – 17:00
Última alteração: 24-08-2015

Resumo


Este trabalho tem como objetivo apresentar atividades envolvendo o Tema Transversal Meio Ambiente e a Matemática, desenvolvidas por um grupo de bolsistas do subprojeto Matemática do PIBID/ULBRA, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pedro no município de Canoas. Estas atividades foram realizadas com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental visando promover a leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos. Além de, propor a discussão no âmbito escolar de um tema socialmente relevante em que a Matemática pode estar inserida, podendo levar ao aluno a estabelecer relações com o cotidiano. As atividades foram desenvolvidas em encontros semanais na escola e no planejamento na universidade, buscando atender o que está indicado na Matriz de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para o tema Tratamento da Informação para o 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental, por meio dos descritores: D27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas; D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos; D36 – Resolver problemas envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos; D37 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa. Nas atividades foram trabalhadas questões referente à leitura e intepretação de tabelas e gráficos, apresentação e discussão sobre os tipos de gráficos, atividades de organização de dados e, a partir deles, construção de tabelas e gráficos relacionados ao tema Meio Ambiente. A proposta desenvolvida alcançou os objetivos estabelecidos contando com a participação ativa dos alunos, os quais mostraram interesse sobre o tema.


Texto completo: PDF