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Problematizando Modelo e Modelagem em Formação Inicial e Continuada à Distância
Última alteração: 24-04-2012
Resumo
O estudo relata a experiência vivenciada na realização do curso de extensão “Modelo, Modelar e Modelagem”, organizado e desenvolvido em ambiente virtual da plataforma Moodle. Desde o ano de 2010, junto ao Laboratório de Educação Matemática e Física (LEMAFI) do Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM) e a Secretaria de Educação a Distância (SEaD), estamos trabalhando com projetos de pesquisa e extensão, com oferta de cursos de extensão semipresenciais, para professores de Ciências, graduandos das Licenciaturas (Física e Matemática) da Universidade Federal do Rio Grande ( FURG) e estudantes da educação básica da rede de ensino. O estudo é do campo da pesquisa qualitativa, assumindo que a escrita sobre a temática é o principio da pesquisa (Marques 2008). Os dados são coletados na revisão bibliográfica, nas escritas recursivas e nos registros dos sujeitos no ambiente virtual, e suas análises efetuadas com a análise textual discursiva (ATD). Entre os objetivos da pesquisa está o desenvolvimento de problematizações em torno do ensino de Física e Matemática, da experimentação e das estratégias didáticas focadas a formação de professores, essencialmente em torno de temas integradores da Educação Básica. Entre as ferramentas computacionais utilizadas ao longo do curso estão, uso de simuladores, vídeos, planilha eletrônica (Excel), programa de modelagem computacional (Modellus), plataforma moodle e programa de Webconferência (Adobe Connect). O curso está organizado com uma estratégia didática, que desafie o diálogo constante entre os sujeitos, com registros escritos em fóruns, de problematizações, trabalho prático com uso das ferramentas computacionais, com a aposta que somos seres socioculturais e que aprendemos na interação social (Vygosky, 2003). O curso inicia com questionamentos aos sujeitos envolvidos, se ao longo de seus estudos já trabalharam com os conceitos de Modelo, Modelar e Modelagem, desafiando a escreverem sobre, expressando significados para as referidas palavras. A partir da experimentação os sujeitos operam no desenvolvimento de modelos matemáticos com auxilio de simuladores, planilha eletrônica, vídeos e programa de modelagem computacional (Modellus). Com a escrita e leitura dos fóruns, podemos enquanto professores interagir, dialogar sobre, problematizar e observar os conhecimentos prévios dos estudantes, e a partir dos quais podemos criar novas estratégias e significações para as ideias de “Modelo, Modelar e Modelagem” e observar suas influencia nos processos de ensinar e aprender Física e Matemática. Os resultados preliminares indicam os professores e estudantes, não problematizando a ideia de modelo, modelar e modelagem. Afirmam em sua grande maioria que não trataram de referido tema em seus estudos, em sua formação inicial e continuada. A questão de modelo é visto como algo a ser copiado, reproduzido, perfeito, ideal. Mostra-se indicativo da necessidade de ampliação do debate reflexivo em torno das temáticas.