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MODELAGEM MATEMÁTICA E A REALIDADE DO MUNDO CIBERNÉTICO
Última alteração: 26-04-2012
Resumo
Este artigo tem por finalidade expor uma explanação teórica que envolve a relação entre Modelagem Matemática (MM) e o mundo cibernético. As inquietações que dizem respeito a essa explanação partem de um levantamento bibliográfico feito por Dalla Vecchia e Maltempi (2009) que apresentam a realidade como um dos aspectos que parecem perpassar os diferentes modos de conceber a MM. Este fato também é observado por autores como Araújo (2002, 2007), que já expressa ensaios de como diferentes modos de conceber a realidade podem implicar em diferentes visões de MM. Entretanto, com o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e das Tecnologias Digitais (TD), a natureza delicada que envolve o real se potencializa, gerando adjetivações como: realidade do ciberespaço, realidade do mundo cibernético, realidade aumentada, hiperrealidade, realidade virtual, realidade mundana, realidade física, etc. Esses “novos” espaços proporcionam meios de interação que se mostram qualitativamente distintos dos comumente vividos na realidade mundana, atualizando modos de interagir com o outro em espaço e tempo próprios (BICUDO, ROSA, 2010). O que se coloca em suspensão ao considerar essas dimensões de abrangência da realidade é como a MM pode se mostrar quando sua referência é a realidade do mundo cibernético. Está nos aspectos implícitos a essa inquietação que o presente artigo se desdobra, procurando fazer uma explanação sobre realidade e tecnologias. Para encaminhar essa discussão, darei um enfoque na construção de jogos eletrônicos, que permite fazer com que os modelos construídos tenham a realidade do mundo cibernético como lócus de atualização. Em especial, discutirei a perspectiva de modelo matemático quando a linguagem de programação Scratch é usada, buscando uma associação com as ideias de Granger (1994) que faz uma diferenciação entre um fato atual e um fato virtual apreendido por uma teoria.