Eventos ULBRA, I FÓRUM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

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Implementação do Uso de Tecnologias como Apoio ao Ensino Presencial de Matemática em uma Escola Pública
Agnaldo da Conceição Esquincalha, Douglas Martins Dantas

Última alteração: 04-05-2012

Resumo


Tendo em vista as novas características da sociedade da informação em que vivemos, onde novos conhecimentos podem ser gerados a cada minuto e novas tecnologias surgem a todo tempo, faz-se necessário repensar as formas de ensinar e aprender. O objetivo deste trabalho é relatar a implementação do projeto “Inclusão de novas tecnologias educacionais na escola pública como agentes potencializadores do aprendizado de Ciências e Matemática” contemplado no Edital 2009 do “Programa  de apoio à melhoria do ensino em escolas públicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Coube ao primeiro autor deste texto a coordenação de Matemática do projeto, executado no biênio 2010-2011, e desenvolvido pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, no Colégio Estadual Prof. Adino Xavier, no município de São Gonçalo, Rio de Janeiro. O foco central esteve na formação dos docentes e fornecimento de ferramentas adequadas ao ambiente da sala de aula para que fossem incorporadas novas práticas pedagógicas ao modelo tradicional de ensino presencial. Buscando atingir o objetivo proposto, o projeto foi executado em quatro fases: (1) capacitação de um grupo de professores de uma escola pública para para utilização de novas tecnologias para o ensino de Matemática; (2) produção de trinta objetos de aprendizagem (webquests e animações em 2D e 3D) explorando, de maneira contextualizada, conteúdos matemáticos do ensino fundamental e médio, bem como testagem da aplicação desses objetos com um  laboratório móvel de informática, com 36 netbooks, distribuídos entre os alunos da escola participante, sempre na escala 1:1, inspirada no Programa Um Computador por Aluno, PROUCA, do Governo Federal; (3) implementação das novas ferramentas e tecnologias baseadas em metodologias ativas para que os professores pudessem explorá-las em sala de aula; (4) verificação da eficácia do modelo proposto, de intervenções baseadas em novas tecnologias para utilização em escolas públicas na modalidade presencial. Três subprojetos associados a bolsas de pesquisa foram desenvolvidos: (1) “Efeito na motivação e aprendizado do uso de novas tecnologias para ensino Matemática”, com os professores participantes do projeto; (2) “Estratégias pedagógicas com uso de Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino presencial de Matemática”, com a equipe de professores pesquisadores que elaborou os roteiros para as animações e webquests, assim como as estratégias para sua utilização em sala de aula; e (3) “Avaliação do uso de animações interativas em aulas de matemática no ensino médio”, com grupos de alunos das turmas em que o projeto foi implementado. Encerradas as etapas de desenvolvimento e implementação do projeto, os dados que emergiram das vivências estão sendo analisados com vistas a publicações em periódicos da área de ensino de Matemática.