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A Informática Aplicada ao Ensino da Matemática: uma Experiência Vivenciada pelos Acadêmicos de Matemática da URI/Santo Ângelo
Última alteração: 25-04-2012
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as ações que vem sendo desenvolvidas com os acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática da URI, campus de Santo Ângelo/RS, nas disciplinas de Informática no Ensino da Matemática e Estágio Curricular em Ensino de Matemática I. Estas disciplinas têm a função articuladora entre o planejamento, análise e aplicação de propostas metodológicas envolvendo diferentes recursos tecnológicos relacionados ao ensino da Matemática na Educação Básica. O componente curricular, Informática no Ensino da Matemática, propõe discussões teóricas a respeito do potencial da informática e das tecnologias na Educação Matemática. A qual considera o computador como recurso tecnológico de grande relevância no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Já o componente Estágio Curricular em Ensino de Matemática I, tem como objetivo o estudo e análise de softwares educativos, para o planejamento e aplicação de oficinas de matemática envolvendo softwares educativos, em nível de ensino fundamental e/ou médio e professores interessados. Busca-e por meio destes componentes, refletir criticamente o potencial da informática educativa na educação matemática, passando assim para pesquisas orientadas, por meio de uma busca bibliográfica e também na rede da Internet, sobre os softwares matemáticos disponíveis, afim de uma exploração e da criação de critérios de escolha para serem utilizados na posterior prática sob a forma de oficinas. As oficinas são planejadas e executas com situações de ensino e aprendizagem em Matemática, as quais utilizam-se de diferentes softwares. As mesmas são aplicadas e supervisionadas pelo professor da disciplina. Também, considera-se que as atividades propostas em nestas disciplinas como uma oportunidade de proporcionar aos futuros docentes, além do contato com um dos softwares matemáticos que estão disponíveis na web, instigá-los por meio dessa ação, a procurar outros aplicativos que poderão auxiliá-los no ensino de diferentes conteúdos matemáticos, tornando suas aulas mais atrativas e envolventes. Atualmente vem sendo realizadas atividades com estudantes da Educação Básica, acadêmicos do curso de Matemática e professores da rede municipal de ensino com seguintes softwares livres: GEOGEBRA, MATHGV, WINGEON, GRAPHMÁTICA, WINMAT, RÉGUA E COMPASSO. Esta experiência representa um espaço para integração entre acadêmicos e comunidade escolar, bem como, tem possibilitado o compartilhamento de experiências entre os participantes, que enfrentam diferentes situações, porém, acreditam na educação e buscam novas propostas de ensino para melhorar a qualidade de suas aulas.