Eventos ULBRA, I FÓRUM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Tamanho da fonte: 
Wix Site: uma ferramenta no Ensino da Matemática
Rita Salete Kusiak, Rosangela Ferreira Prestes, Daniela Schmidt, Ben-Hur Santos dos Anjos, Rogério Ozinkoski, Adriano dos Santos Walczynski

Última alteração: 25-04-2012

Resumo


O avanço tecnológico apresenta-se de forma acelerada no mundo contemporâneo e as possibilidades de comunicação e de acesso às informações constituem-se das mais variadas formas por meio da Web. Borba (1996) afirma que nossos alunos vivem num mundo “midiocêntrico”, rodeados de mídias e tecnologias e estão sendo forçados a aprender com lápis e papel, o que pode ser extremamente prejudicial. Diante desse contexto, o trabalho exposto apresenta uma ação desenvolvida por acadêmicos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Matemática, da URI[1] - campus de Santo Ângelo. A ação caracteriza-se pela construção de um site utilizando como recurso o construtor de sites Wix, uma plataforma gratuita, desenvolvida em flash, com modelos e designs atrativos que dão liberdade para o usuário construir e personalizar seu espaço virtual de forma criativa. Busca-se com o desenvolvimento dessa atividade, promover a comunicação e a interação dos acadêmicos com alunos e professores da Escola-Campo envolvidos no Programa, de modo que o contato não se restrinja apenas ao espaço físico da sala de aula; oferecer aos alunos um recurso auxiliar para a aprendizagem, incentivando-os ao estudo dos conteúdos matemáticos por meio da Web, levando em conta que fazem parte de uma geração de “conectados”. A construção do site é considerada pelo grupo uma estratégia pedagógica que visa disponibilizar, materiais didáticos, construídos pelos acadêmicos, os quais podem servir de subsídio ao professor no planejamento de suas aulas, a descrição das ações desenvolvidas ao longo do projeto, e ainda, o email dos bolsistas para o contato no caso de dúvidas e ou sugestões. Segundo Lévy (1999, p. 127) “uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesses, de conhecimentos, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca”.  Para o grupo, essa ferramenta de informação, está sendo um ambiente promotor da troca de saberes, contribuindo tanto para a formação docente dos acadêmicos que tem a oportunidade de expor o trabalho realizado com base na didática e metodologia que lhe são apresentadas na Universidade, bem como aos professores de matemática da Escola, que tem acesso a atividades e recursos diferenciados para serem utilizados no contexto de sala de aula. O site encontra-se disponível na web em: http://www.wix.com/pibiduri/matematica.

 

Referências:

BORBA, M. C. Informática trará mudanças na educação brasileira? Zetetiké, Campinas, V. 4, p. 123-134, jul. 1996.

LÉVY. P. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu Costa. São Paulo: Editora 34, 1999. 


[1]  Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.