Última alteração: 25-04-2012
Resumo
Neste trabalho pretende-se apresentar pesquisas realizadas junto ao Curso de Licenciatura em Matemática e ao Programa de Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico, relacionadas as linhas de pesquisa: Educação Matemática e Práticas Educativas no Ensino de Ciências e Tecnologia. Os estudos vêm sendo desenvolvidos a partir de Pesquisas de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado que abrangem diferentes níveis de ensino. A Iniciação Científica volta-se à exploração de softwares gratuitos utilizados no ensino de matemática para o Sistema Operacional Windows e a Plataforma Linux. Neste estudo foram selecionados Softwares Gratuitos que possuem versões para ambos os sistemas, sites educativos e interativos, e valorização da argumentação matemática presente nestes ambientes. Os Trabalhos de Conclusão de Curso orientados nestas linhas de pesquisa abrangem estudos realizados quanto à importância e utilização das TIC no ensino de matemática e analisam propostas diferenciadas com relação à forma como os conteúdos são trabalhados em sala de aula digital. Além de contemplar também a valorização da argumentação presente no processo de ensino e de aprendizagem da matemática, analisando o discurso argumentativo. As Dissertações de Mestrado têm se voltado para o estudo de propostas práticas investigativas de Inclusão Digital, construção de Objetos de Aprendizagem, estudo da importância e papel da Educação à Distância, com a utilização de plataformas como a Moodle, trabalho realizado com professores que se encontram em formação inicial e continuada, estes estudos se constituem posteriormente, em propostas a serem aplicadas na escola. As propostas de trabalho resultantes destas pesquisas abrangem geralmente uma reflexão quanto ao papel das TIC na prática pedagógica dos professores de matemática e também de Educação a Distância tendo em vista a inovação das situações de ensino e de aprendizagem na sala de aula. Os estudos aqui mencionados têm presente o contexto do ensino e da aprendizagem da matemática em meio às limitações associadas à formação de professores nesta área, principalmente no que tange a informática no ensino e utilização das diferentes possibilidades que as TIC oferecem. Dessa forma, ainda pode-se destacar que a implementação de práticas educativas desafiadoras e qualitativamente expressivas a partir das TIC se constitui em necessidade dos professores na realidade atual.