Eventos ULBRA, I FÓRUM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Tamanho da fonte: 
Utilizando o SIENA como Ambiente de Investigação em Estudos de Recuperação com o Conteúdo de Frações
Alexandre Branco Monteiro, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Última alteração: 26-04-2012

Resumo


Considerando que os alunos não aprendem da mesma maneira e nem no mesmo ritmo, pois isso depende de seu nível de amadurecimento, seus conhecimentos anteriores, seu tipo de inteligência, que pode ser verbal, lógica ou espacial. Conforme Groenwald e Ruiz (2007) um dos elementos importantes no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem é a recuperação de conteúdos. Nesse trabalho apresenta-se o desenvolvimento de uma sequência didática eletrônica, com o conteúdo de Frações, visando estudos de recuperação, de forma individualizada, utilizando o Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA). O SIENA é um sistema inteligente para apoio ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de um conteúdo qualquer. Funciona com um grafo onde se coloca os conceitos a serem trabalhados e, para cada conceito (nodo do grafo) está associado um teste adaptativo e uma sequência didática para estudos.  Justifica-se a escolha do tema Frações porque alguns conteúdos do currículo matemático apresentam uma maior dificuldade de entendimento por parte dos alunos, o aprendizado das frações requer que a criança rompa com algumas certezas e saberes que foram construídos no ensino dos Números Naturais, e por vezes a educação tradicional não possibilita ao aluno construir o conhecimento necessário para o entendimento desses números (BROITMAN, 2009 apud PAULINA, 2009). Acredita-se que o uso das Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC) podem auxiliar em situações desfavoráveis de aprendizagem. O ambiente de investigação, na plataforma SIENA, foi desenvolvido com as seguintes ações: grafo dos conceitos a serem trabalhados, teste adaptativo para cada nodo do grafo; sequência didática para cada conceito, com os recursos: material de estudo, atividades online e com o JCLIC. A próxima fase será a realização de um experimento, com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental,  para a validação da metodologia utilizada.