Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Eventos ULBRA?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

EDITAL 01/2019-CPEP

IV Semana Acadêmica dos Cursos CEULM/ULBRA

TEMA: “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”

** 13 e 14 de maio de 2019 **

 

A Coordenação de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação – CPEP torna público o presente Edital 01/2019-CPEP, relativo ao Regulamento da IV Semana Acadêmica 2019 do CEULM/ULBRA, a ser realizada nos dias 13 e 14 de maio, cujo tema é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, o mesmo tema da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)[1] de 21 a 27 de outubro de 2019.

A IV Semana Acadêmica dos cursos do CEULM/ULBRA é um evento anual que acontece no primeiro semestre de cada ano, com a participação de toda a comunidade acadêmica, convidados da sociedade civil e acadêmica do município de Manaus.

 

Regulamento da IV Semana Acadêmica 2019.1

I - Objetivos da IV Semana Acadêmica

Além de reunir todos os cursos para a troca de experiências, o evento tem como objetivos:

 

  • Oportunizar a apresentação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão elaborados pela comunidade acadêmica;
  • Possibilitar a interação entre a comunidade externa e a comunidade acadêmica do Centro Universitário para o atendimento de necessidades sociais;
  • Desenvolver a cultura da pesquisa e da extensão com objetivos de compreender a diversidade como riqueza para o desenvolvimento sustentável;
  • Formar cidadãos com conhecimentos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas.

 

 

 

II – Modalidades de Apresentação

A IV Semana Acadêmica dos Cursos do CEULM/ULBRA cria oportunidades para os discentes e docentes apresentarem trabalhos desenvolvidos nas seguintes modalidades:

  • Trabalho de Conclusão de Curso I e II: resultado de pesquisas parciais ou finais realizadas para a conclusão do curso.
  • Iniciação Científica/ Pesquisa orientada: resultados de pesquisas, apresentados por alunos bolsistas e voluntários, vinculados a um professor pesquisador.
  • Projetos de Pesquisa e Extensão Comunitária: Professores com projetos de pesquisa ou Extensão Comunitária, aprovados em 2019 deverão apresentar os resultados parciais ou esperados.
  • Outros: Participação de atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela comunidade acadêmica.

 

III - Tempo de Apresentação

Os trabalhos de cada modalidade devem ter o acompanhamento de professores orientadores, conforme as seguintes regras:

  1. 1. Trabalho de Conclusão de Curso I e II
  • O TCC I: Sala de aula – Power Point. O aluno terá de 10 a 15 minutos para expor seu trabalho e os avaliadores terão 10 minutos para a arguição.
  • O TCC II: Sala de aula – Power Point. O aluno terá de 15 a 20 minutos para expor seu trabalho e os avaliadores terão 10 minutos para a arguição.
  1. 2. Iniciação Científica/Pesquisa Orientada, projetos de pesquisa, extensão comunitária e outros.
  • BANNER – O aluno terá de 05 a 10 minutos para expor seu trabalho ao avaliador.

 

 

IV - Horários das Apresentações

As apresentações dos BANNER´s da IV Semana Acadêmica dos Cursos do CEULM/ULBRA ocorrerão nos dias 13 e 14 de maio de 2019. As apresentações no primeiro dia (13/05), terão início às 17h30 e o seu término às 19h30 (exceto o curso de Enfermagem que iniciará às 16 horas), com as apresentações dos Cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharias, Logística e Psicologia. No segundo dia (14/05), o início será às 16h30 com seu encerramento às 19h30, com as apresentações do curso de Direito.

Os trabalhos de TCC I e TCC II seguirão a sequência disponibilizada pelas coordenações dos cursos.

Todos os horários serão disponibilizados próximo à data de realização do evento. Os trabalhos deverão ser postados no site www.eventos.ulbra.br, dentro da data prevista pelo edital para aprovação e entrada na lista/cronograma de apresentações.

V - Critérios para a avaliação

Além dos requisitos de preparação dos resumos listados, o processo de avaliação seguirá as seguintes regras:

  • O conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica;
  • Deverá haver encadeamento lógico entre as partes, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor;
  • O resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa.

 

VI – Submissão dos Trabalhos

Para a apresentação de trabalho(s) durante a IV Semana Acadêmica o (s) autor (es) deverá (ão) submeter trabalho (conforme modelo) contendo os resultados finais ou parciais de suas pesquisas, conforme os seguintes critérios:

  • TCC I – Introdução; Referencial Teórico; Metodologia; Recursos; Cronograma; e Referências; (contendo entre 5 a 7 páginas).
  • TCC II – Resumo; Introdução; Referencial Teórico; Metodologia; Resultados e Discussões; Considerações Finais e Referências; (contendo entre 7 a 10 páginas).
  • BANNER – Resumo; Introdução; Metodologia; Resultados e Discussões; Conclusão; Agradecimentos e Referências.
  • Pesquisa Orientada: Segue o modelo de banner.
  • Projetos de pesquisa, extensão comunitária e iniciação científica – Seguem o modelo do banner.

Obs.1: Os acadêmicos do curso de DIREITO e de ENFERMAGEM, deverão postar somente o BANNER.

Obs.2: Os trabalhos poderão ter no máximo 5 autores (sem contar o professor orientador).

IMPORTANTE: Os itens propostos estão descriminados nos anexos de cada modelo.

VII – Temas para desenvolvimento dos trabalhos

Os trabalhos desenvolvidos e submetidos à IV Semana Acadêmica deverão estar de acordo com o tema proposto neste Regulamento e as linhas de pesquisa dos cursos do CEULM, constantes no Anexo A deste regulamento, conforme as áreas de atuação de seus cursos.

 

 

 

 

 

VIII - Informações Sobre os Banners

Os trabalhos submetidos na modalidade de Banner deverão ser elaborados seguindo o modelo do evento, nas seguintes dimensões:

  • Altura: 1,00 m*
  • Largura: 0,80 m*

*Banners em dimensões diferentes das especificadas não serão autorizados.

IX – InscriçõesPeríodo e procedimentos: 23 de abril a 11 de maio

As inscrições de trabalhos na IV Semana Acadêmica serão realizadas pelo site do evento nas seguintes modalidades:

  • Ouvinte - Para os acadêmicos que participarão apenas das palestras, oficinas e minicursos.
  • Autor e ouvinte - Para os acadêmicos que realizarem apresentação de trabalhos, além de ouvintes em outras atividades de sua escolha.
  • IMPORTANTE: As submissões deverão ser entregues até o dia 07/05/2018, conforme tabela no item XIV.

X - Entrega dos Trabalhos

Somente serão aceitos os trabalhos que forem entregues nas datas e aprovados pela comissão de avaliadores da IV Semana Acadêmica dos Cursos do CEULM/ULBRA.

 

XI – Carga Horária das Atividades da IV Semana Acadêmica

A carga horária será de acordo com as atividades, conforme descrição:

 

  • O aluno que participar da apresentação de trabalhos como ouvinte, receberá 1 (uma) hora de Atividade Complementar para cada banca de apresentação assistida (exceto para apresentações em banner pois é livre).
  • O aluno que apresentar o TCC I receberá 12 (doze) horas de pesquisa.
  • O aluno que apresentar o TCC II receberá 24 (vinte e quatro) horas de pesquisa.
  • Os alunos que apresentarem projetos de Pesquisa Orientada, Iniciação Científica e outros, receberão 12 (doze) horas de pesquisa ou de ensino, de acordo com o PPC do seu curso.
  • Os alunos que participarem da Comissão Organizadora receberão as horas de acordo com a lista de presença por dia, recebendo também as horas das atividades em que estiverem alocados.
  • Outras apresentações terão carga horária definida pela Comissão Organizadora do evento.

XII - Certificados

Os certificados de TCC I e II serão entregues aos acadêmicos no dia da apresentação (Com exceção dos trabalhos apresentados em banner).

 

Os acadêmicos ouvintes solicitarão os certificados no prazo de três semanas, a partir do término do evento, junto a Central de Atendimento, endereçando o mesmo a Extensão.

Os certificados serão solicitados na CENTRAL DE ATENDIMENTO via PROTOCOLO. Receberão certificados somente os autores de trabalhos que estiverem de acordo com as normas do evento e que forem aprovados.

OBS: Os acadêmicos formandos em 2019/1 poderão solicitar as horas a partir do dia 16/05/2019, para cumprir os prazos de entrega das atividades complementares. A solicitação seguirá o prazo normal do PROTOCOLO.

XIII – Publicação

Todos os trabalhos que forem aceitos ficam autorizados a serem avaliados por banca para publicação a cargo da Instituição.

 

XIV– Datas

 

Etapas

Período

Submissão dos Resumos e Banners

23/04/2019 a 07/05/2019

Parecer sobre a aceitação dos Resumos e Banners

até 10/05/2019

Inscrição no site

23/04/2019 a 11/05/2019

Semana Acadêmica

13 e 14/05/2019

 

XV - Casos Omissos

Os casos omissos a este Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do evento, composta pelo Diretor Acadêmico, Coordenador Administrativo da Extensão e Coordenadores de Curso, por maioria consensual.

 

XVI – Disposições gerais

Os professores coordenadores de projetos de Pesquisa e de Extensão, bem como os estudantes participantes dos projetos, devem apresentar, obrigatoriamente, durante a IV Semana Acadêmica, os resultados parciais e/ou finais dos trabalhos executados nos projetos, em forma de Banner.

Dúvidas e informações referentes a este Regulamento poderão ser esclarecidas na Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, diretamente com as respectivas Coordenações de Curso ou ainda com a Coordenação Administrativa da Extensão.

Este Edital entra em vigor a partir da data de sua publicação.



 

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. Os trabalhos de cada modalidade devem ter o acompanhamento de professores orientadores, conforme as seguintes regras:

    1. 1. Trabalho de Conclusão de Curso I e II
    • O TCC I: Sala de aula – Power Point. O aluno terá de 10 a 15 minutos para expor seu trabalho e os avaliadores terão 10 minutos para a arguição.
    • O TCC II: Sala de aula – Power Point. O aluno terá de 15 a 20 minutos para expor seu trabalho e os avaliadores terão 10 minutos para a arguição.
    1. 2. Iniciação Científica/Pesquisa Orientada, projetos de pesquisa, extensão comunitária e outros.
    • BANNER – O aluno terá de 05 a 10 minutos para expor seu trabalho ao avaliador.
  2. Informações Sobre os Banners

    Os trabalhos selecionados para apresentação na modalidade pôster devem ser elaborados em banners seguindo o modelo do evento nas seguintes dimensões:

    • Altura: 1,00 m*
    • Largura: 0,80 m*

    *Banners em dimensões diferentes das especificadas não serão autorizados.

  3. Para a apresentação de trabalho(s) durante a IV Semana Acadêmica o (s) autor (es) deverá (ão) submeter trabalho (conforme modelo) contendo os resultados finais ou parciais de suas pesquisas, conforme os seguintes critérios:

    • TCC I – Introdução; Referencial Teórico; Metodologia; Recursos; Cronograma; e Referências; (contendo entre 5 a 7 páginas).
    • TCC II – Resumo; Introdução; Referencial Teórico; Metodologia; Resultados e Discussões; Considerações Finais e Referências; (contendo entre 7 a 10 páginas).
    • BANNER – Resumo; Introdução; Metodologia; Resultados e Discussões; Conclusão; Agradecimentos e Referências.
    • Pesquisa Orientada: Segue o modelo de banner.
    • Projetos de pesquisa, extensão comunitária e iniciação científica – Seguem o modelo do banner.

    Obs.1: Os acadêmicos do curso de DIREITO e de ENFERMAGEM, deverão postar somente o BANNER.

    Obs.2: Os trabalhos poderão ter no máximo 5 autores (sem contar o professor orientador).

    IMPORTANTE: Os itens propostos estão descriminados nos anexos de cada modelo.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.