Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE – RASTREAMENTO, TRATAMENTO E ORIENTAÇÃO DA POPULAÇÃO DE CANOAS
Giancarlo Rezende Bessa, Manoela Biasuz Bossle, Priscila Werner, Victoria Gazola, Joana Roberta Fitz, Charlane Silva de Vasconcelos, Lisia Martins Nudelmann-Lavinsky

Última alteração: 14-09-2017

Resumo


INTRODUÇÃO: o câncer de pele é o câncer mais frequente no mundo e vem tendo uma incidência crescente nas últimas décadas. São necessárias intervenções que visem prevenção e estratégias de rastreamento para diagnóstico precoce para que seja reduzido o impacto na população.

METODOLOGIA: atendimentos dermatológicos e cirúrgicos no Hospital Universitário da ULBRA, focados na prevenção do câncer de pele, que englobam orientações e diagnóstico e tratamento de lesões pré-malignas ou suspeitas de câncer. Há inclusão de pacientes oriundos do ambulatório, com diagnóstico de lesões pré-malignas além de atividade de rastreamento, aberta à população geral e com demanda espontânea, que inclui um mutirão de atendimentos e atividades educativas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: considerando o primeiro semestre de 2017 e o último mutirão (realizado em 26/11/2016), foram atendidos 85 pacientes. Trinta e oito pessoas procuraram espontaneamente a atividade de rastreamento, 27 do sexo feminino, com uma média de idade de 50 anos. Desses, 76,3% disseram exporem-se ao sol sem nenhuma proteção. Foram diagnosticados 5 carcinomas (4 basocelulares e 1 espinocelular) e 9 pacientes (23,7%) apresentaram ceratoses actínicas (gráfico). Todos foram tratados. Em 2017 foi feito seguimento desses pacientes. Além disso, trinta e três pacientes diagnosticados com lesões pré-malignas, oriundos do ambulatório, foram submetidos a criocirurgia com resolução das mesmas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: chamou à atenção o expressivo índice de diagnósticos em um evento de demanda voluntária (13,2% câncer de pele e 23,7% lesões pré-malignas), o que reforça a importancia da prevenção e do diagnóstico precoce.


Texto completo: RESUMO  |  PÔSTER