Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS SOBRE O CÂNCER DE PELE DE AMOSTRA DA POPULAÇÃO DE CANOAS – RS
Manoela Biasuz Bossle, Priscila Werner, Giancarlo Rezende Bessa, Joana Roberta Fitz

Última alteração: 21-09-2017

Resumo


INTRODUÇÃO

O câncer de pele é o tipo de câncer mais prevalente na população mundial.1,2,3 A prevenção do câncer de pele e suas complicações pode ser feita com medidas como uso de protetor solar, controle da exposição solar excessiva e diagnóstico precoce.  O rastreamento aumenta a acurácia de diagnósticos e limita a progressão dos cânceres de pele.3,4

 

METODOLOGIA

A amostra consistiu de participantes que buscaram voluntariamente atendimento durante a Campanha de Prevenção do Câncar de Pele (grupo 1 – sem contato regular com atenção dermatológica) e pacientes vinculados ao serviço de Dermatologia do Hospital Universitário da ULBRA atendidos entre abril e julho/17, que estavam em tratamento com criocirurgia – cauterização de lesões dermatológicas, sendo a maior parte delas pré-malignas (grupo 2 – com contato regular com atenção dermatológica). Foi elaborado questionário do tipo “verdadeiro ou falso” com 10 sentenças relacionadas a conhecimentos gerais sobre o câncer de pele. O objetivo foi avaliar o conhecimento dos pacientes sobre diversos aspectos essa doença.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Houve um total de 68 participantes: 37 do grupo 1 e 31 do grupo 2. Os resultados foram surpreendentemente positivos, 3 perguntas obtiveram 100% de acertos no grupo 1. A média de acertos foi de 81% nos dois grupos. Os maiores índices de acerto foram em assertivas sobre procurar atendimento médico ao notar "pintas" sobre a pele; influência da exposição solar e a cura do câncer relacionada ao diagnóstico precoce. A afirmativa sobre a qual ocorreram mais erros versava sobre o uso de protetor solar em bebês pequenos. A sentença que indicava o uso de protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados, foi respondida com 95% de acertos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os resultados mostram que, em geral, a amostra demonstrou conhecimento amplo e positivo sobre a doença. O grupo 1, embora não tivesse contato regular com dermatologistas, foi composta de pessoas que se interessaram e buscaram atendimento em um mutirão. Este e o grupo composto de pacientes dermatológicos regulares demostraram ter bons e comparáveis conhecimentos básicos sobre o câncer de pele. Ainda assim, o câncer de pele cresce em número de diagnósticos/ano. É necessário manter as campanhas de informação e discernir qual fator impede a adesão às condutas preventivas.

PALAVRAS CHAVE: câncer de pele, conhecimento, população


Texto completo: RESUMO  |  PÔSTER