Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
CENTRO DE ESTUDOS DA ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA - CEAMA
Rosilene MORAES DIEHL, REBECCA FRANCO, SELVINA MARQUES BADIN

Última alteração: 21-09-2017

Resumo


O Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada – CEAMA é um projeto de Extensão Universitária do curso de Educação Física da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA que completou 20 anos de atividades físicas para pessoas com deficiência. Foi criado em 1997 com o objetivo principal de oferecer gratuitamente programas de desenvolvimento de pessoas com deficiência no âmbito dos esportes, recreação e dança. A especificidade é oportunizar a formação crítica, cidadã, técnica e profissional de acadêmicos e a qualificação de futuros docente.

O Centro oferece gratuitamente quatro modalidades para a comunidade: dança, natação, futsal e basquete em cadeira de rodas. As atividades ocorrem as terças e quintas, das 14h às 18h, no prédio 55, do curso de Educação Física. As atividades são:

Futsal – Deficiência intelectual e múltipla; Quadra 1/55; Terça 14h; 20 vagas.

Expressão Down-Up: Síndrome de Down; Sala 09/55; Terça e quintas, 15h, 07 vagas.

Circuito Funcional; Todas as deficiências; sala 09/55;Terças e Quinta, 16h; 15 vagas

Circuito Funcional – TEA: para jovens com transtorno do espectro autista; sala 09/55

Quinta 17h; 08vagas.

Estágios: 15 Acadêmicos no ano de 2017

A avaliação dos programas ocorre conforma a participação e motivação dos alunos inscritos no CEAMA (DIEHL, 2008). As mesmas são registradas em memoriais descritivos dos alunos inscritos. As avaliações referentes as modalidades são específicas da aprendizagem de habilidades motoras de cada programa. Todas são registradas em fichas individuais e pareceres descritivos realizados como forma de estudo de caso por cada estagiário. No ano de 2017 estamos realizando mensalmente 225 atendimentos de pessoas com deficiência e 15 acadêmicos de Educação Física atuando como estagiários. Desde 1997 o Centro atendeu milhares de pessoas com deficiência em atividades de lazer. Somando milhares de acadêmicos com oportunidade de ampliar o conhecimento na área da Educação Física Adaptada e alunos realizando atividades físicas inclusivas. Pretendemos seguir neste movimento.


Texto completo: RESUMO  |  PÔSTER