Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

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PROMOÇÃO DE HABILIDADES DE VIDA PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROJETO DE INTERVENÇÃO
Nadia Krubskaya Bisch, Lourdes Guilhermina Nogueira, Letícia Rossoni Rohten, Mauro Henrique Franzkowiak, Olivia Munhoz Kramm, Maria Fernanda Finkler Carvalho, Jhonatan Almeida da Costa, Luciele Reis Corrêa, Thielsen Batista Dumke, Gabriela Gonçalves da Silva

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Habilidades de Vida, segundo a Organização Mundial da Saúde, referem-se às habilidades pessoais que potencializam as relações interpessoais. Intervenções que incrementem esse repertório favorecem o desenvolvimento de capacidades emocionais, sociais e cognitivas que resultam em enfrentamento eficaz das demandas e desafios do cotidiano de vida. Objetivou-se promover as competências sociais e afetivas, intervindo para o aprimoramento do repertório de habilidades de vida em pré-escolares. As intervenções foram realizadas em duas escolas da rede Ulbra na cidade de Canoas/RS,  as quais aceitaram participar do projeto de Extensão Promoção e Educação da Saúde para a População das Escolas da Ulbra, no período de março a maio de 2017. Participaram 63 alunos de ambos os sexos, de idade entre 4 e 8 anos, das séries iniciais do Ensino Fundamental. Na primeira etapa foram realizadas duas observações em sala de aula, com duração de 55 minutos cada. A partir das observações foram elaboradas as intervenções e confecção de materiais a partir das leituras de referenciais teóricos para a execução das intervenções, priorizando técnicas de dinâmicas de grupo e atividades que envolvessem a ludicidade e a narrativa de histórias.  Na segunda etapa foram realizadas seis intervenções, com duração de 55 minutos cada. Foram trabalhados os seguintes temas: Autoconhecimento Psicoeducação da relação entre o que pensamos e o que sentimos e como reagimos; Resolução de problemas; Relações interpessoais com foco no respeito, na empatia e nas diferenças. Em geral, os alunos foram desenvolvendo maior habilidade para falar, perceber e nomear as próprias as próprias emoções. O desenvolvimento de comportamentos mais adaptativos foi construído em conjunto entre alunos e acadêmicos. Esse repertório foi feito através de desenhos e contação de histórias. Entre as estratégias propostas estavam o uso do desenho e da conversa como expressão dos sentimentos, combinações de regras como não brigar e xingar quando sentir raiva, usar a técnica de respiração para se acalmar e para lidar com a tristeza abraçar e beijar pessoas significativas. No instrumento de avaliação cada aluno pode opinar sobre as atividades elaboradas e trabalhadas em cada intervenção, expressando-se numa escada de “ruim”, “regular” e “bom”. A atividade que eles mais gostaram de participar foi a primeira intervenção com a técnica dos “Dedoches”. Esta atividade foi avaliada por todos os 15 alunos (100%) “bom”.  Observou-se grande interesse e envolvimento das crianças na execução das atividades. Foram observadas mudanças no repertório comportamental de habilidades de vida das mesmas.

Texto completo: RESUMO