Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Carolina Lima Dalla Barba, Priscila Wandrey, Suelen Bomfim Nobre

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


A implantação da efetiva Educação Ambiental em instituições de educação formal, pode ser um dos métodos mais eficientes para o fomento de práticas socioambientais, visto que os problemas que estamos vivenciando atualmente estão relacionados a uma crise de valores e de percepção ambiental. Nesse sentido, o projeto extensionista “Vivenciando a Educação Ambiental” (2016-2020), promovido na Universidade Feevale, tem como objetivo geral fomentar práticas socioambientais no entorno do Parque Henrique Luiz Roessler (Parcão), situado em Novo Hamburgo. As atividades foram realizadas em escolas geograficamente próximas ao parque, com turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e da tarde, com 31 e 35 alunos, respectivamente. Para tanto, foram elaboradas e aplicadas quatro oficinas temáticas no semestre 2017-1, sendo estas: 1apresentação do Parcão, 2recursos hídricos, 3solo e 4biodiversidade nativa. Dentre as estratégias pedagógicas, foram exploradas apresentações audiovisuais, confecção de mapas ilustrativos do Parcão, jogos didáticos, experimentações sobre tratamento da água (“jar test”), manuseio de espécimes de vertebrados e invertebrados, pertencentes ao museu itinerante do Laboratório de Zoologia da Universidade Feevale e composição de desenhos livres, sendo este último, um dos instrumentos de avaliação da percepção ambiental dos participantes, para validação dos objetivos do projeto. No decorrer das oficinas, foram exploradas metodologias ativas, a fim de estimular a criticidade e reflexões nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos, contribuindo para a inserção da Educação ambiental no contexto da Educação Básica, em uma perspectiva transdisciplinar. Considera-se que as ações educativas, voltadas no sentido de promover o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades socioambientais, a fim de perceber a importância de preservar as áreas verdes, foram bem recebidas nas turmas participantes e executadas com alto índice de participação e interação dos estudantes e corpo docente.


Texto completo: RESUMO  |  PÔSTER