Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
DIREITOS HUMANOS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE DAS DEMANDAS A PARTIR DO OLHAR DOS PROFESSORES
Mariane Van Der Sand Lopes

Última alteração: 26-09-2017

Resumo


LOPES, Mariane1; GIONGO, Carmem R2.

 

Palavras-chave: Direitos Humanos; Diagnóstico; Educação.

 

A escola é considerada uma das principais estratégias para a construção de cidadãos e de cidadania, sendo assim, é fundamental a discussão sobre Direitos Humanos neste espaço. Diante disso, no contexto do projeto “Educação em Direitos Humanos: por uma cultura de paz e tolerância”, foi desenvolvido um diagnóstico na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Cândido Xavier, situada no município de São Leopoldo. A coleta de dados foi realizada durante o primeiro semestre de 2017 e contou com a participação de 33 professores, sendo que a maioria deles trabalhava na escola a menos de seis meses. Os dados foram obtidos através de um questionário semiestruturado. Os resultados demonstraram que a grande maioria já participou de um debate sobre a temática, e boa parte dos professores considera ter um médio conhecimento sobre o assunto. Os temas apontados como de maior interesse foram: relações de gênero e sexualidade, questões étnicas raciais, religião e violação de direitos. Os professores apontaram como a temática de maior urgência para ser trabalhada com os alunos da escola, as relações de gênero e sexualidade. Os entrevistados demonstraram maior preocupação com os alunos dos anos finais e afirmaram que possuem dificuldades para lidar com questões culturais da comunidade no que diz respeito à orientação sexual e machismo nas relações. Através do diagnóstico realizado com os professores foram sugeridas capacitações em Direitos Humanos com os alunos e capacitações para os próprios professores. As capacitações com os professores tiveram início no mesmo semestre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[1] Acadêmica do curso de Psicologia e bolsista do Projeto de Extensão “Educação em Direitos Humanos: por uma cultura de paz e tolerância” da Universidade FEEVALE.

2 Graduada em Psicologia pela Universidade FEEVALE, especialista em Psicologia Organizacional pela UFRGS, mestre em Psicologia pela Unisinos, doutora em Psicologia Social e Institucional e pós doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS.

 

 


Texto completo: RESUMO